saneamento basico

(PI) Agespisa planeja investimentos e ampliações nos serviços de água

O governador Wilson Martins já apresentou o planejamento para a aplicação dos serviços de água e esgotamento sanitário em Teresina. Os investimentos estão previstos para este ano de 2014 e a Agespisa já projeta a execução de importantes obras, melhorando o abastecimento de água na cidade e ampliando a cobertura de esgoto para 52%.
Uma das obras mais esperadas é a construção da nova Estação de Tratamento de Água (ETA), localizada na região da Santa Maria da Codipi, zona Norte da capital. Orçada em R$ 39,9 milhões, a obra será executada pelo Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi).

A nova ETA vai garantir o abastecimento regular e com água de qualidade para cerca de 190 mil pessoas. Atualmente, a região da Santa Maria da Codipi é abastecida por meio de poços. A Agespisa já está com a licença prévia, concedida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, para o início da obra.

Temos pressa em fazer o serviço de abastecimento de água de Teresina cada vez melhor, beneficiando mais famílias”, ressalta o presidente da Agespisa, José Augusto Nunes.

Outra obra importante que será executada em Teresina em 2014 é a implantação de uma segunda adutora ligando a ETA da zona Sul ao Centro de Reservação do Parque Piauí. Com um investimento de R$ 11,6 milhões, será possível distribuir mais 500 mil litros de água por segundo para toda a cidade. Os recursos para a execução das duas obras são oriundos do Governo do Estado.

Modernização do sistema elétrico da ETA em fase de conclusão
O Governo do Estado também destinou recursos na ordem de R$ 4,8 milhões para a modernização de todo o sistema elétrico da ETA de Teresina. A Agespisa está fazendo a substituição de todos os equipamentos para garantir maior proteção ao sistema. “O sistema será todo digital”, informa o presidente da Agespisa, José Augusto Nunes.

Troca de rede antiga reduz vazamentos
Uma medida que também resulta na melhoria do abastecimento de Teresina é a troca da tubulação antiga de água. No próximo ano, a Agespisa vai aplicar cerca de R$ 7 milhões para concluir a obra.

Do total de 176,4 quilômetros previstos no contrato inicial, faltam apenas 18. É uma obra importante porque a nova tubulação, feita de PVC, reduz a ocorrência de vazamentos, o que diminui a perda de água e a suspensão do abastecimento nas áreas afetadas.

Empresa planeja perfuração de novos poços
A perfuração de poços, como medida emergencial, é outra proposta da Agespisa para ampliar o abastecimento na cidade, especialmente nas áreas de expansão. O presidente da empresa, José Augusto Nunes, está concluindo levantamento para definir as áreas beneficiadas.

Na zona Sul da cidade, por exemplo, a empresa vai colocar em operação mais três novos poços até o fim de janeiro de 2014. As obras vão beneficiar os bairros Betinho, Angelim I e Dignidade.
Os poços já estão perfurados e a Agespisa está trabalhando na instalação da parte elétrica, das adutoras e urbanização. No Angelim, a empresa tem realizado ações emergenciais que já melhoraram o abastecimento de algumas áreas do bairro.

Paralelo à essa iniciativa, a empresa também deve ampliar o trabalho de conscientização junto às famílias em relação ao uso racional da água. “O desperdício nessas comunidades é muito grande”, alerta o superintendente Operacional da empresa, Orlando Aires.

Ampliação da rede de esgoto será concluída
Em Teresina, a Agespisa trabalha ainda como ação prioritária a conclusão da obra de ampliação do sistema de esgotamento sanitário. Nessa etapa, serão aplicados mais de R$ 63,1 milhões.
Com a conclusão da obra de esgoto, a cobertura do serviço na capital vai saltar de 17% para 52%. O investimento vai beneficiar diretamente a zona Sul de Teresina, com a implantação de 300 quilômetros de rede coletora e 102 mil ligações domiciliares,

O serviço vai beneficiar cerca de 250 mil pessoas dos bairros Angelim, Promorar, Saci, Parque Piauí, Tabuleta, Lourival Parente, Vermelha, Vila da Paz, Cidade Nova, Três Andares, Cabral, Ilhotas e parte do Centro da cidade (Avenida Joaquim Ribeiro).
Atualmente, o serviço de esgotamento sanitário atende 17% da cidade. A rede coletora de esgoto em Teresina tem uma extensão de 454.466 metros, que beneficia aproximadamente 37.583 pessoas.

Fonte: Portal AZ
Veja mais: http://www.portalaz.com.br/noticia/cidades/284581_agespisa_planeja_investimentos_nos_servicos_de_agua_e_amplia_servico_no_pi.html

Últimas Notícias:
Estudo aponta impacto do saneamento em SP na renda e saúde

Estudo aponta impacto do saneamento em SP na renda e saúde

O acesso ao saneamento básico adequado pode impactar diretamente a renda, a saúde e a qualidade de vida da população. Segundo estudo do Instituto Trata Brasil. Moradores de regiões com acesso à água tratada e coleta de esgoto podem alcançar renda até duas vezes maior do que aqueles que vivem em áreas sem infraestrutura sanitária.

Leia mais »
Chamada pública da Gasmig amplia perspectivas para produção de biometano em Minas Gerais

Chamada pública da Gasmig amplia perspectivas para produção de biometano em Minas Gerais

02 de junho de 2026 – A Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) lançou uma chamada pública para identificar projetos interessados no fornecimento de biometano ao estado, movimento que pode impulsionar novos investimentos e ampliar a participação de Minas Gerais em um dos segmentos mais promissores da transição energética brasileira e no aproveitamento econômico de resíduos para produção de combustível renovável.

Leia mais »

O saneamento e a hipocrisia ambiental

Enquanto redijo este texto, Minas Gerais conduz a etapa decisiva da desestatização da Copasa, operação que pode movimentar de R$ 8 a R$ 10 bilhões. O modelo segue o trilho aberto pelo Rio Grande do Sul com a Corsan e por São Paulo com a Sabesp: oferta a um investidor de referência, modernização de contratos com municípios titulares e ancoragem nas metas do Novo Marco do Saneamento.

Leia mais »