saneamento basico

Revista VEJA: Águas de Itapema e Conasa acusadas de envolvimento na Operação Lava Jato

A empresa Águas de Itapema e a Conasa Companhia Nacional de Saneamento, que a administra, foram acusadas em matéria da revista Veja desta semana por participação na chamada Operação Lava-Jato, do doleiro Alberto Youssef.

A acusação parte das declarações da contadora Meire Poza, que declarou emitir notas frias para empresas envolvidas com o doleiro.

A pedido de Youssef, Meira emitia as notas para simular a prestação de serviços de consultoria, diz a matéria da Veja. Segundo a matéria, as empresas simulavam a contratação do escritório da contadora e transferiam o dinheiro combinado. Quando a bolada entrava na conta de Meire, ela repassava aos beneficiários.

Os repasses eram feitos em nome de políticos, como Collor, Pedro Paulo Leoni Ramos, Luiz Argôlo e André Vargas, já investigados pela Polícia Federal.

Fonte:  REVISTA VEJA

 

Moção do Vereador Lázaro repudia a atuação da CONASA/ÁGUAS de Itapema

A primeira Moção de Repúdio protocolada este ano na Câmara de Vereadores de Itapema, foi apresentada pelo vereador Lázaro Júnior (PSDB), líder da bancada governista no Legislativo. O documento que repudia “o desserviço prestado pela Companhia Águas de Itapema/Conasa na nossa cidade e cobra das autoridades competentes providências na solução dos inúmeros problemas gerados pela empresa no município”, ganhou aprovação unânime do plenário e foi encaminhada a concessionária de água e esgoto de Itapema.

Na Moção, Lázaro explica que a responsável pelo abastecimento e fornecimento de água, continua descumprindo e fazendo com que nossos munícipes sofram com a péssima qualidade e fornecimento da mesma. “O meu repúdio, que também é um desabafo, busca saber o porquê da Companhia Águas de Itapema não cumprir com suas obrigações durante o ano todo, o porquê de não temos um investimento sério no tratamento do esgoto residencial, o porquê de não termos relatórios mensais ou trimestrais dos investimentos que a empresa diz que faz para melhorar o serviço em nossa cidade”, questionou Lázaro.

Durante a votação da proposição, o vereador argumentou: “essa é uma luta de todos nós porque nós sabemos que as concessões que vem prestando serviços para Itapema – nenhuma delas! – estão cumprindo os seus prazos contratuais, a prestação de contas. E a CONASA é irresponsável, porque nós estamos e discutindo esse assunto desde 2013, em relação à água e esgoto e só agora eles começaram a fazer a limpeza da lagoa, sendo que isso já foi pedido no ano passado”.

O vereador Alcionei Tridapalli (PP) contribuiu para o debate dizendo que “nós temos que ver o que está acontecendo com o que é arrecadado no município de Itapema”. O vereador Wanderley Dias (DEM) afirmou que já entrou com um Projeto na Câmara, para que seja isentada a religação de água e a extensão de rede. “Uma faixa de rede de 30 metros de rede canos que eles cobram é 1800 á 1900 reais”, criticou.

A presidente da Câmara, Nilza Simas (PSD), faz uso da palavra para registrar denúncias nacionais feitas contra a Conasa. “A empresa Águas de Itapema e a Conasa – Companhia Nacional de Saneamento que a administra, foram acusadas em matéria da revista Veja desta semana por participação na chamada Operação Lava-Jato, do doleiro Alberto Youssef. A acusação parte das declarações da contadora Meire Poza, que declarou emitir notas frias para empresas envolvidas com o doleiro. A pedido de Youssef, Meira emitia as notas para simular a prestação de serviços de consultoria, diz a matéria da Veja. Segundo a matéria, as empresas simulavam a contratação do escritório da contadora e transferiam o dinheiro combinado. Quando a bolada entrava na conta de Meire, ela repassava aos beneficiários. Os repasses eram feitos em nome de políticos, como Collor, Pedro Paulo Leoni Ramos, Luiz Argôlo e André Vargas, já investigados pela Polícia Federal”, relatou a vereadora. Na sequência Nilza ainda comentou: “As nossas suspeitas estavam certas, quando a gente pedia informação e a população reclamava e hoje vemos que temos razão na condução do nosso trabalho”, concluiu.

Fonte: http://www.lidernewsonline.com.br/index.php/noticias/itapema/item/6166-mo%C3%A7%C3%A3o-do-vereador-l%C3%A1zaro-repudia-a-atua%C3%A7%C3%A3o-da-conasa-%C3%A1guas-de-itapema.html

Últimas Notícias: