saneamento basico

ANA e DAEE reduzem limite de retirada de água do Cantareira

SÃO PAULO  –  A Agência Nacional de Águas (ANA) e o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) reduziram o limite superior de retirada de água do sistema Cantareira pela Sabesp.

Os dois órgãos determinam um limite de retirada efetiva de 30 milhões de metros cúbicos para dezembro, abaixo dos 39 milhões de metros cúbicos permitidos em novembro.

Em um comunicado conjunto enviado à presidente da Sabesp, Dilma Pena, e ao presidente do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Comitês PCJ), Gabriel dos Santos, a ANA e DAEE dizem também que a vazão média mensal considerada para as Bacias PCJ passou para 3 metros cúbicos por segundo em dezembro, de 4 metros cúbicos por segundo no mês passado.

Segundo o comunicado, a meta de volume disponível a ser preservado no sistema ao fim de dezembro é de 53,3 milhões de metros cúbicos. Em novembro, a meta era de 77 milhões de metros cúbicos.

A Sabesp não comenta o comunicado.

Fonte: http://www.valor.com.br/brasil/3802272/ana-e-daee-reduzem-limite-de-retirada-de-agua-do-cantareira#ixzz3Ko2jirwb

Últimas Notícias:
BNDES libera R$ 384 milhões para projeto inovador de captura de CO2 (2)

Sabesp capta água na Serra do Mar para conter seca de reservatórios

Sistema leva água para o Alto Tietê, que abastece 4 milhões na região metropolitana de São Paulo; reservatórios registram 25% de volume útilA Sabesp começou no dia 1º de dezembro de 2025 a captar água na Serra do Mar a fim de conter a queda do nível dos reservatórios que abastecem a região metropolitana de São Paulo. A estrutura transporta até 2.500 litros por segundo para o Sistema Alto Tietê, responsável pelo atendimento cerca de 4 milhões de pessoas.

Leia mais »