saneamento basico

Após CAB não cumprir contrato, Prefeito estuda medidas a serem tomadas

O prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), admitiu nesta segunda-feira (16), que a concessionária Cab Cuiabá não vem cumprindo com o contrato firmado com a prefeitura, para universalizar a água na Capital, bem como a implantação de sistemas de esgotamento sanitário.

Em entrevista ao Jornal do Meio Dia, da Rede Record, ele afirmou que já requereu a Procuradoria do Município um estudo que apontará quais as medidas que podem ser tomadas dentro do contrato e no limite da lei.

“Defendi a concessão por ser boa para a cidade, mas a empresa tem que cumprir o contrato, levar água na torneira e fazer as obras de esgotamento. Parece-me que não está sendo feito dentro do prazo previsto no contrato. Pedi um estudo à Procuradoria que deve ser entregue no início de abril”, afirmou.

Mendes explicou que qualquer tipo de medida a ser tomada deve ser feita pela Amaes, que é a agência reguladora da concessão. O prefeito está reformulando a agência e o projeto de lei já foi enviando para a Câmara Municipal, para aprovação.

“Estamos aguardando a apreciação e vamos escolher uma nova diretoria com perfil técnico e daremos respostas claras a esse problema. Vamos cobrar dentro da legislação, usando o rigor possível para garantir o cumprimento do contrato ou a aplicação de sanções”, destacou.

Contrato

O contrato de concessão dos serviços de saneamento em Cuiabá firmado em 2012 tem duração de 30 anos, podendo ser prorrogado por igual período. Ao fim do contrato, patrimônio, bens, móveis e imóveis que passam a ser administrados pela CAB Cuiabá retornam à Prefeitura.

O documento prevê a universalização do acesso à água tratada em três anos, nas 24 horas do dia. Já a coleta e o tratamento de esgoto doméstico devem chegar a 100% da população em dez anos.

Ao todo, a CAB Cuiabá deve investir R$ 900 milhões, sendo R$ 315 milhões nos primeiros cinco anos.

 
Fonte: Mato Grosso Notícias

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »