saneamento basico

Após CAB não cumprir contrato, Prefeito estuda medidas a serem tomadas

O prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB), admitiu nesta segunda-feira (16), que a concessionária Cab Cuiabá não vem cumprindo com o contrato firmado com a prefeitura, para universalizar a água na Capital, bem como a implantação de sistemas de esgotamento sanitário.

Em entrevista ao Jornal do Meio Dia, da Rede Record, ele afirmou que já requereu a Procuradoria do Município um estudo que apontará quais as medidas que podem ser tomadas dentro do contrato e no limite da lei.

“Defendi a concessão por ser boa para a cidade, mas a empresa tem que cumprir o contrato, levar água na torneira e fazer as obras de esgotamento. Parece-me que não está sendo feito dentro do prazo previsto no contrato. Pedi um estudo à Procuradoria que deve ser entregue no início de abril”, afirmou.

Mendes explicou que qualquer tipo de medida a ser tomada deve ser feita pela Amaes, que é a agência reguladora da concessão. O prefeito está reformulando a agência e o projeto de lei já foi enviando para a Câmara Municipal, para aprovação.

“Estamos aguardando a apreciação e vamos escolher uma nova diretoria com perfil técnico e daremos respostas claras a esse problema. Vamos cobrar dentro da legislação, usando o rigor possível para garantir o cumprimento do contrato ou a aplicação de sanções”, destacou.

Contrato

O contrato de concessão dos serviços de saneamento em Cuiabá firmado em 2012 tem duração de 30 anos, podendo ser prorrogado por igual período. Ao fim do contrato, patrimônio, bens, móveis e imóveis que passam a ser administrados pela CAB Cuiabá retornam à Prefeitura.

O documento prevê a universalização do acesso à água tratada em três anos, nas 24 horas do dia. Já a coleta e o tratamento de esgoto doméstico devem chegar a 100% da população em dez anos.

Ao todo, a CAB Cuiabá deve investir R$ 900 milhões, sendo R$ 315 milhões nos primeiros cinco anos.

 
Fonte: Mato Grosso Notícias

Últimas Notícias:
ANA Atenção Barragens

ANA chama atenção para segurança de 229 barragens no país

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), lançou na quinta-feira (27) a edição de 2023 do Relatório de Segurança de Barragens (RSB). O documento, apresentado em uma transmissão pelas redes sociais, contabiliza ao todo 25.943 estruturas em todo o país.

Leia mais »
Teknano Imagem Post de Boas Vindas

Boas vindas ao novo parceiro: TekNano Ambiental

É com grande entusiasmo que damos as boas-vindas à TekNano, uma empresa inovadora e comprometida com a excelência. Sua inclusão em nosso guia de compras é resultado de uma cuidadosa seleção, focada em oferecer às nossas comunidades opções de alta qualidade e confiança.

Leia mais »