saneamento basico

BNDES vai comprar Cedae e preparar empresa para a privatização

O BNDES vai comprar a Cedae por determinação do presidente Michel Temer

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) vai comprar a Cedae (empresa de água e saneamento do Rio de Janeiro) por R$ 3 bilhões, por determinação do presidente Michel Temer.

Pelo acordo, o BNDES vai preparar a companhia para ser privatizada e, quando isso acontecer, se o preço obtido for superior a este, a diferença será repassada ao Estado. Esta é a fórmula encontrada pelo governo federal para ajudar o Rio de Janeiro a sair da crise financeira em que está mergulhado há mais de um ano.

Essa proposta havia sido feita há mais de um mês pelo ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, ao presidente do BNDES, Paulo Rabelo de Castro e agora foi fechada com a interferência do presidente Temer. Com o montante de R$ 3 bilhões a ser arrecadado com a operação de venda da Cedae, o Rio terá as condições de pagar a contrapartida exigida para a assinatura de acordo entre o governo federal e o estadual para reestruturação fiscal do estado. Pelo acordo, o governo ficará por três anos sem pagar as parcelas mensais da dívida estadual.

Além de obter os recursos para pagar a contrapartida do acordo de reestruturação fiscal, o governo do Rio terá de apresentar cálculo sobre o ajuste fiscal interno comprovando que, em
três anos, o estado terá as condições de reequilibrar suas contas.

 

Fonte: G1.

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »