CAB Cuiabá pede reajuste da tarifa; audiência definirá valor

A Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec) convocou uma audiência pública para o dia 8 de janeiro de 2016, às 14h, no auditório do Palácio Alencastro, para apresentar esclarecimentos a respeito do pedido de reajuste de tarifa de água requerido pela empresa CAB Ambiental. Populares e representantes de segmentos sociais poderão participar e fazer questionamentos a proposta de reajuste.

Em fevereiro deste ano, o conselho da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água e Esgotamento de Cuiabá (Amaes)  autorizou um  aumento na tarifa de água  de 6%. O valor entrou em vigor no mês de março e foi somado a outro reajuste de 8,99%, regulamentado no início daquele mês. Assim, a conta de água dos cuiabanos foi reajustada em 15% somente em 2015.

Na convocação feita pela Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos, não é citado qual o valor reivindicado pela CAB Ambiental.

A empresa que se sagrou vencedora de uma licitação em 2012 e assumiu o serviço de água e esgoto de Cuiabá pelo regime de concessão pública por 30 anos, não conseguiu avançar de forma satisfatória no setor. A meta de universalizar a distribuição de água nos bairros de Cuiabá pelo período de três anos não foi cumprida. Também não há perspectiva de que seja cumprida a meta de tratar o esgoto em 10 anos.

A situação se agravou ainda mais com a recuperação judicial do Grupo Queiroz Galvão, que administra a CAB Ambiental. O grupo empresarial recorreu a Justiça para evitar falência.

Em meio a essa crise, a CAB está sendo colocada em leilão pela Justiça do Rio de Janeiro, mas ainda não foi concluído.

Com todo o imbróglio, o prefeito Mauro Mendes (PSB) já admitiu publicamente a possibilidade de uma intervenção do município na empresa, mas exige segurança jurídica para tal procedimento.

Fonte: http://www.folhamax.com.br/cidades/cab-cuiaba-pede-reajuste-da-tarifa-audiencia-definira-valor/70765

Últimas Notícias: