saneamento basico

CAB desperdiça 67% da água tratada de Cuiabá, aponta relatório da Arsec

O diretor regulador presidente da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec), Alexandre Bustamante, esteve na tarde desta terça-feira (15), com o presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, conselheiro Antonio Joaquim, para fazer a entrega oficial do relatório de regulação dos serviços prestados pela concessionária CAB Ambiental.

A empresa é responsável pelo gerenciamento e operação de sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, bem como pela gestão de clientes. Bustamante ressaltou que fez questão de entregar o relatório para que o TCE possa avaliar os resultados da empresa concessionária que tem contrato de 30 anos com a Prefeitura de Cuiabá.

O relatório trata de uma avaliação dos serviços da CAB, em 2015, “uma auditoria operacional que demonstra quanto está sendo produzido de água tratada, quanto foi feito de tubulação, de esgoto e também de uma pesquisa de satisfação da população. Queremos que o TCE-MT fique por dentro de tudo”, comentou.

Bustamante citou que os pontos frágeis apontados pela auditoria são a periodicidade da água,. “Muito é produzido, mas 67% da água são perdidas. A cada 10 litros produzidos, 6,7 litros não são cobrados. A média mundial é em torno de 30%. Temos muito gato e quando a CAB assumiu ela pactuou que estaria resolvendo esses problemas”, disse.

Fonte: Hipernotícias
Foto: Divulgação

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »