saneamento basico

CAB desperdiça 67% da água tratada de Cuiabá, aponta relatório da Arsec

O diretor regulador presidente da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec), Alexandre Bustamante, esteve na tarde desta terça-feira (15), com o presidente do Tribunal de Contas de Mato Grosso, conselheiro Antonio Joaquim, para fazer a entrega oficial do relatório de regulação dos serviços prestados pela concessionária CAB Ambiental.

A empresa é responsável pelo gerenciamento e operação de sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, bem como pela gestão de clientes. Bustamante ressaltou que fez questão de entregar o relatório para que o TCE possa avaliar os resultados da empresa concessionária que tem contrato de 30 anos com a Prefeitura de Cuiabá.

O relatório trata de uma avaliação dos serviços da CAB, em 2015, “uma auditoria operacional que demonstra quanto está sendo produzido de água tratada, quanto foi feito de tubulação, de esgoto e também de uma pesquisa de satisfação da população. Queremos que o TCE-MT fique por dentro de tudo”, comentou.

Bustamante citou que os pontos frágeis apontados pela auditoria são a periodicidade da água,. “Muito é produzido, mas 67% da água são perdidas. A cada 10 litros produzidos, 6,7 litros não são cobrados. A média mundial é em torno de 30%. Temos muito gato e quando a CAB assumiu ela pactuou que estaria resolvendo esses problemas”, disse.

Fonte: Hipernotícias
Foto: Divulgação

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »