saneamento basico

CAB não cumpre meta contratual e pode deixar gestão da água

Em entrevista à Rádio CBN, na manhã desta segunda-feira (12), o secretário municipal de Comunicação Kleber Lima afirmou que, caso não haja o cumprimento das metas previstas, o prefeito Mauro Mendes (PSB) vai rever o contrato com a empresa CAB Cuiabá. “As concessionárias não têm o poder absoluto sobre a exploração dos serviços, elas precisam cumprir suas obrigações.

Se não cumprirem estão sujeitas a perder o contrato e serem obrigadas a ressarcir o poder público por aquilo que eventualmente faturaram e não deram a contraprestação de serviço para a população”, declarou.

O plano de saneamento básico prevê o acesso total dos lares à água em 3 anos, prazo que se encerra no mês de março, mas, segundo Kleber, a meta está longe de ser atingida. “O prefeito Mauro Mendes tem dialogado com a CAB para que apresente o cronograma onde demonstre que vai cumprir esse prazo, ou que apresentem um novo cronograma”, afirma.

O secretário diz ainda que a responsabilidade da fiscalização das metas do contrato é da Agência Municipal de Regulação de Água e Esgotamento Sanitário de Cuiabá (Amaes), porém há uma insatisfação com a atual diretoria. “Provavelmente todos serão substituídos.

Porque o que é importante para a administração não é que os diretores da AMAES sejam indicados por algum partido específico, mas que cumpram esse papel importante que está sob a responsabilidade deles de fiscalizar esse contrato e de auxiliar o poder público e a população e fazer com que a CAB cumpra rigorosamente aquilo que ela propôs a fazer”, finalizou.

http://www.folhamax.com.br/politica/cab-nao-cumpre-meta-contratual-e-pode-deixar-gestao-da-agua/32937

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »