saneamento basico

Câmara de Colíder abre cpi para apurar irregularidades da CAB

Publicada em 27/08/2015 às 15:08

Câmara de Colíder abre cpi para apurar irregularidades da CAB

Após realizar uma audiência pública no último dia 13, que contou com representantes da diretoria da concessionária que detém os serviços de rede de água e esgoto…

A CAB Ambiental é alvo de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) movida pela Câmara Municipal de Colíder. Após realizar uma audiência pública no último dia 13, que contou com representantes da diretoria da concessionária que detém os serviços de rede de água e esgoto, o presidente da Câmara, Odair José de Oliveira colheu assinaturas suficientes para apresentar à mesa diretora o pedido de CPI, aprovado por cinco votos, na última sessão.

”O resultado da audiência não foi satisfatório quanto ao cumprimento de contrato. Eles (CAB) expuseram uma condição que não está de acordo com a realidade. Vamos continuar com nosso trabalho no sentido de atender as necessidades sociais e fazer com que a CAB realmente venha a cumprir com o que está pactuado”, pontuou.

O presidente da Casa destaca várias irregularidades como cobrança de valores e taxas indevidos e falta de comprometimento que a empresa tem com a população de Colíder, impedindo o desenvolvimento do município, causando transtornos ao poder público e à sociedade colidense.

“A concessão foi feita no ano de 2002, com a empresa Colíder Água e Saneamento (Sanelider), em 2009, conforme apuramos houve o processo chamado ‘assunção’ pela empresa Cab, que passou a deter o controle acionário da Sanelider. Esse processo de mudança nem passou pela Câmara, por isso queremos apurar como foi feito essa transação”, explicou Odair.

Com a CPI, o presidente pretende esclarecer todos os pontos obscuros da transferência de concessão e apontar o que precisa ser revisto no contrato. “Em breve vamos começar a ouvir os envolvidos e solicitar a documentação”, explicou. Na próxima semana, serão nomeados os membros da comissão.

Além das dificuldades no fornecimento de água em alguns bairros da cidade, é latente também a falta de investimento em novos reservatórios. Apesar dos inúmeros questionamentos, a CAB não tem previsão de ampliação dos serviços e disse na audiência que está tudo funcionando dentro das normas exigidas. A empresa detém a concessão até o ano de 2031.

Empresários do setor imobiliário não podem investir e realizar novos loteamentos porque a empresa não tem condições de fazer novas ligações da rede de água e esgoto nos loteamentos já implantados. Neste período de estiagem, falta água em praticamente todos os bairros da cidade, com ênfase no Jardim Vânia, Cidade Alta e Teles Pires.

“Não podemos aceitar que o crescimento do nosso município seja travado por falta de investimento da empresa concessionária”, lamentou o vereador. A empresa que também detém a concessão dos serviços em Cuiabá, também é alvo de uma investigação pela Câmara Municipal da capital.

Autor: Assessoria Câmara Municipal de Colíder
Fonte: O Nortao

http://www.onortao.com.br/noticias/camara-de-colider-abre-cpi-para-apurar-irregularidades-da-cab,49676.php

Últimas Notícias: