saneamento basico

Câmara rejeita comissão para checar finanças da Samar

( PORTAL G1) Na sessão realizada nesta segunda-feira (9) pela Câmara de Vereadores de Araçatuba (SP), um dos principais assuntos discutidos foi a criação de uma comissão especial para analisar as finanças da Samar, Empresa de Água e Esgoto da Cidade, pertencente ao grupo OAS, que está sendo investigado na Operação Lava Jato. A criação da comissão não foi aprovada.

A proposta foi dos vereadores Ermenegildo Nava, do Pros, e da vereadora Edna Flor, do PPS, e tinha como objetivo criar uma comissão especial de três parlamentares para verificar a situação financeira da Samar. Os processos judiciais que a empresa enfrenta e a prisão de quatro pessoas do primeiro escalão da OAS foram tema do debate antes da votação.

Argumentos que não convenceram a maioria dos vereadores, que por um voto de diferença foi rejeitado. “Até agora nada que afete a estrutura e nem sobre a segurança contratual, a população deve ficar tranquila em relação a isso”, explica o vereador Jaime José da Silva, do PTB.

Há três anos, a Samar é responsável pelo serviço de água e esgoto da cidade e na época de privatização foi alvo de diversos protestos e denúncias. Pelo contrato, durante 30 anos a empresa terá que investir mais de R$ 300 milhões no município.

O que realmente interessa aos vereadores que foram à favor da comissão é se os possíveis problemas financeiros do grupo não podem prejudicar o serviço. “Nós estamos muito preocupados com essa situação, pois se trata de água e saneamento, queríamos estudar todo o assunto, que infelizmente não foi aprovado. Como vereadores temos o dever da fiscalização, com a dificuldade teremos que recorrer ao Ministério Público”, afirma a vereadora Edna Flor..

Em nota, a OAS, “comunicou ao mercado que estuda a venda de determinados ativos para reforçar sua liquidez. A Samar faz parte do portfólio da companhia e, portanto, pode fazer parte da decisão informada. No entanto, vale reforçar que a empresa cumpre e continuará a cumprir todos os termos do contrato de concessão ao qual está submetida, mantendo todas as suas atividades em curso no município de Araçatuba, com sua equipe de trabalho engajada para prestar com eficiência e qualidade os serviços de água e esgoto para toda a população local, sempre por meio de soluções sustentáveis.”

Fonte e Agradecimentos pelo envio da Matéria

http://g1.globo.com/sao-paulo/sao-jose-do-rio-preto-aracatuba/noticia/2015/03/camara-rejeita-comissao-para-checar-financas-da-samar-em-aracatuba.html

 

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »