saneamento basico

Cedae repudia orientação para atletas escovarem dentes com água mineral

RIO – A Cedae repudiou, em nota, a informação do manual distribuído pela Federação Internacional de Remos (Fisa), que orienta os atletas a escovar os dentes com água mineral quando estiverem no Rio de Janeiro durante os Jogos Olímpicos. A Fisa disse também para os atletas não beberem água da torneira, apenas de garrafas de água mineral; e usarem álcool para desinfetarem as mãos.

Segundo a Cedae, “no Rio de Janeiro, assim como nos Estados Unidos e países europeus, a água distribuída é totalmente potável na torneira, conforme índices comprovados em pesquisas do renomado Instituto Proteste que, sem conhecimento da Cedae, coletou água em dezenas de pontos do Rio de Janeiro e em todas as análises comprovou a potabilidade da água que sai direto da bica”.

A companhia disse ainda que, para que a água que sai da Estação de Tratamento de Água atenda aos mais rígidos padrões de potabilidade e mantenha sua qualidade, é necessário que seja adequadamente armazenada nos imóveis. Portanto, sistemas internos (tubulações, caixas d´água e cisternas) devem estar íntegros. “A informação passada através desse manual é preconceituosa e não condiz com a realidade do Estado do Rio de Janeiro., onde não há registro atual de internações por surto de doenças de veiculação hídrica”.

A Cedae acrescentou que, além do controle feito regularmente, iniciou na semana passada um novo sistema online, em tempo real, de monitoramento da qualidade da água distribuída na Vila dos Atletas, Parque Olímpico, Maracanã, Engenhão, Deodoro (as duas instalações), Reservatório do Outeiro (Barra da Tijuca), Zona Sul (sistema integrado) e Sambódromo. Esse sistema estará completamente instalado e operacional nos próximos 90 dias, garantindo assim, a permanente qualidade da água mesmo após os Jogos.

Fonte: Extra
Foto: Divulgação

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »