Na contagem regressiva para o carnaval, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) realiza uma série de ações preventivas nos sistemas de esgotamento sanitário nas áreas de maior concentração de festas no Recife e em Olinda. A ideia é prevenir futuros transtornos durante o período momesco. Entre as atividades desenvolvidas estão, além do diagnóstico, limpeza e serviços de desobstrução das redes coletoras e verificação das tampas de esgoto. As intervenções serão feitas até o próximo dia 5.
No Recife, as equipes já percorreram as ruas do percurso do bloco Galo da Madrugada e o polígono do Pátio de São Pedro e do Terço, nos bairros de São José e Santo Antônio. A avenida Boa Viagem, no trecho entre o Parque dona Lindu e o 1º Jardim também já foi vistoriada. A avenida Cruz Cabugá, por onda passa o Bloco Gota D’água, da Compesa, já recebeu as intervenções preventivas. Os bairro do Engenho do Meio, onde acontecem os desfiles do Cabeça de Touro, Segura o Talo, em Casa Forte e os Irresponsáveis, em Água Fria também já foram alvos da iniciativa.
No Recife Antigo, um importante foco do carnaval da capital pernambucana, ações de diagnóstico já foram iniciadas, que têm como objetivo verificar possíveis pontos de futuras obstruções na rede de esgoto a serem sanadas antes dos dias da folia.
Em Olinda, Patrimônio Cultural da Humanidade, as ruas e ladeiras da cidade receberão as ações. Os serviços já foram realizados nos bairros do Carmo, Amparo e Varadouro, além de ruas do Sítio Histórico de Olinda, como a Avenida Liberdade, Travessa do Bonfim e Ruas Prudente de Morais, do Amparo e Bica dos Quatro Cantos. Os bairros de Guadalupe, Casa Caiada e Bairro Novo também serão contemplados.