saneamento basico

Concessão e inclusão de hidrovias é discutida por Ministros em plano de investimento

O governo federal deu início à preparação do modelo de concessão para hidrovias. Nesta quarta-feira, 11, o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, teve uma reunião com a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, e o ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues. A ideia do governo é incluir as hidrovias no Plano de Investimentos em Logística (PIL). Esse foi apenas o primeiro de uma série de encontros para desenhar o modelo. A próxima reunião ainda não tem data marcada.

Kátia Abreu sugeriu ao ministro Barbosa fortalecer investimentos em infraestrutura no chamado Arco Norte, área formada por Itacoatiara (AM), Santarém (PA), Vila do Conde (PA), Itaqui (MA), Salvador (BA) e Ilhéus (BA). Para a ministra, o modelo deveria dar atenção especial à hidrovia Tocantins-Araguaia. “Com o fortalecimento do Arco Norte, vamos aliviar o atual congestionamento nos portos, hidrovias e ferrovias do Sul e Sudeste. Isso onera o produto, não é bom para o País”, disse.

Na hidrovia Tocantins, que tem 1,5 mil quilômetros, a ministra acredita que o potencial poderá ser maior com a construção de eclusas, uma em Estreito, uma em Lajeado, uma em Marabá e uma em Serra Quebrada. O derrocamento do Pedral de Lourenço, no Pará, também melhoraria consideravelmente a navegação.

 

Fonte: Repórter Diário

Últimas Notícias:
Chamada pública da Gasmig amplia perspectivas para produção de biometano em Minas Gerais

Chamada pública da Gasmig amplia perspectivas para produção de biometano em Minas Gerais

02 de junho de 2026 – A Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) lançou uma chamada pública para identificar projetos interessados no fornecimento de biometano ao estado, movimento que pode impulsionar novos investimentos e ampliar a participação de Minas Gerais em um dos segmentos mais promissores da transição energética brasileira e no aproveitamento econômico de resíduos para produção de combustível renovável.

Leia mais »

O saneamento e a hipocrisia ambiental

Enquanto redijo este texto, Minas Gerais conduz a etapa decisiva da desestatização da Copasa, operação que pode movimentar de R$ 8 a R$ 10 bilhões. O modelo segue o trilho aberto pelo Rio Grande do Sul com a Corsan e por São Paulo com a Sabesp: oferta a um investidor de referência, modernização de contratos com municípios titulares e ancoragem nas metas do Novo Marco do Saneamento.

Leia mais »