saneamento basico

Conselho aprova conta de água 12% mais cara a moradores de Penápolis

O Conselho Deliberativo do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) aprovou, em reunião na última quinta-feira (05), reajuste de 12% da tarifa da água cobrada da população. Isso faz com que o município tenha uma das maiores elevações na tarifa em toda a região.

Entre as justificativas apresentadas ao conselho, para a elevação, estão os possíveis aumentos salarial e do vale-alimentação dos servidores da autarquia, no decorrer de 2015, além da necessidade de contratação de funcionários e a destinação de um percentual de investimento de pelo menos 8% e projetos de melhoria da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), assim como o desassoreamento de uma das lagoas de tratamento de água do município.

Pela projeção de reajuste, uam imóvel que acumula hoje um consumo médio mensal mínimo de cinco metros cúbicos passará a pagar, com o reajuste, R$ 15,48 referentes ao abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto. Hoje, essa despesa corresponde a R$ 13,82.

O reajuste previsto para a tarifa de água em Penápolis é quase o dobro do que irá pagar a população de Araçatuba a partir de março, onde a população pagará 6,41% a mais pelos mesmos serviços.

Últimas Notícias:
Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

O setor de utilities entrou definitivamente em um novo ciclo regulatório. A partir da Lei nº 14.026/2020 (Novo Marco Legal do Saneamento), metas de universalização, eficiência operacional e redução de perdas deixaram de ser diretrizes aspiracionais e passaram a ser obrigações mensuráveis, com impacto direto na governança, na arrecadação e na sustentabilidade financeira das operações.

Leia mais »