saneamento basico

Copasa retira 95% das fontes de esgoto na Pampulha, mas ainda há despejo clandestino

A Copasa vai concluir até mês que vem a retirada de 95% das interceptações de esgoto na Lagoa da Pampulha, mas ainda existem 1,2 mil fontes clandestinas que despejam sujeira na represa e nos córregos afluentes. Na manhã desta terça-feira, o secretário de Meio Ambiente e vice-prefeito, Délio Malheiros, apresentou as propostas de limpeza das águas com previsão de despoluição completa para o ano que vem.

Além da retirada de esgoto, o processo de desassoreamento já completou 75% e o tratamento da água começa no próximo mês. Hoje foi lançada uma campanha de mutirão de limpeza, que vai começar efetivamente na semana que vem com o objetivo de retirar a poluição difusa, jogada na rua e córregos.

De acordo com o secretário, são retiradas seis toneladas de lixo todos os dias na lagoa. Além do mutirão, uma campanha de conscientização ambiental terá como alvo moradores e comerciantes da região. A associação de moradores vai acompanhar a campanha de conscientização e a Superintendia de Limpeza Urbana (SLU) vai espalhar Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPVs) de lixo por toda a orla.

As fiscalizações da Regional Pampulha também serão intensificadas, principalmente para conter o despejo de esgoto clandestino. Segundo Malheiros, as pessoas que fazem isso podem responder criminalmente e receber denúncia do Ministério Público.

 (Euler Junior/EM/D.A Press)

Capivaras

Segundo o secretário, a retirada de capivaras do entorno da lagoa começa na semana que vem, com conclusão prevista para outubro. Os animais removidos serão separados por sexo e examinados, porém ainda não há definição sobre o destino dos bichos.

Ao todo, foram contabilizadas 88 capivaras no primeiro semestre deste ano no entorno da lagoa.

FONTE: http://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2014/09/09/interna_gerais,567202/copasa-retira-95-das-fontes-de-esgoto-na-pampulha-mas-ainda-ha-despejo-clandestino.shtml

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »