saneamento basico

Corsan apresenta plano de investimentos para consórcio Pró-Sinos

O plano de investimentos nos sistemas de água e esgotos foi apresentado, nesta sexta-feira (9), pelo diretor-presidente da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Flávio Ferreira Presser, na sede da entidade, em São Leopoldo, para prefeitos, secretários e técnicos dos municípios integrantes do Pró-Sinos (Consórcio Público de Saneamento Básico da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos).

Flávio Presser informou que são necessários R$ 10 bilhões para universalizar o atendimento com esgotamento sanitário nas cidades da Região Metropolitana, a partir de redes coletoras mistas. Se a opção for redes de coleta de esgotos sanitários por separador absoluto, a conta chega a R$ 15 bilhões. Conforme Presser, os investimentos, muitos já em andamento, utilizam recursos do PAC e próprios da empresa, enquanto se buscam novos financiamentos federais, do BID e parcerias público-privadas em nove cidades da Região Metropolitana.

Segundo o dirigente da Corsan, todo esse esforço na ampliação dos sistemas de esgotos na Região Metropolitana, em especial na área de atuação do consórcio Pró-Sinos, é pela importância da região, que tem a maior concentração populacional do estado nas bacias dos rios Gravataí e Sinos.

A existência de redes coletoras com tratamento de esgoto reduz os custos na saúde pública, aumenta a produtividade no trabalho, já que as pessoas adoecem menos, e valoriza os imóveis que estão conectados à rede sanitária, lembrou Presser.

Fonte: Corsan

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »