Depois de ter ficado com abastecimento de água interrompido em todo o município, Cachoeira do Sul, na Região Central, finalmente pode ter o problema solucionado. A Corsan buscou uma parceria de maneira emergencial para voltar a fornecer o serviço de abastecimento de água.
Com o grande volume de água por conta das chuvas dos últimos dias, houve o desligamento de uma chave de energia e a consequente falta de água em toda a cidade. Em uma das oportunidades, todo o município chegou a ficar 32 horas sem água, há cerca de uma semana. Depois de novo problema no abastecimento no último sábado (2), a Corsan precisou fazer uma parceria com outra empresa para fazer o conserto da rede elétrica e normalizar o serviço.
De acordo com o gerente regional, José Epstein, uma liminar permitia a Corsan contratar emergencialmente outra empresa, caso a AES Sul não realizasse o serviço. Por isso, quem fez o reparo na chave de energia foi a Cooperativa Celetro, que, segundo o engenheiro Gilson Della Valentina, já possuía profissionais capacitados e fez os consertos sem custo, com ajuda do Exército.
A AES Sul iria receber multa, mas, de acordo com a empresa e com a Corsan, a liminar foi cassada, já que não havia condições totais de segurança para realizar o serviço. A AES Sul afirmou, por meio de nota, que a situação ainda é perigosa e que, agora, a responsabilidade é totalmente da Corsan e da cooperativa. A reportagem não conseguiu contato com o Tribunal de Justiça devido ao recesso de feriado.
Fonte: Rádio Gaúcha AM