saneamento basico

Cuiabá: CPI aponta que CAB cumpre contrato

A CPI instaurada na Câmara de Cuiabá para apurar possíveis irregularidades no contrato firmado entre Prefeituras e CAB foi concluída. O relatório assinado pelo relator Chico 2000 (PR), presidente Renivaldo Nascimento (PDT) e membros Ricardo Saad (PSDB)  aponta  que não há falhas na execução contratual e faz   algumas recomendações . O documento de 30 páginas será submetido ao plenário na sessão da próxima terça (10).

O relatório ainda estabelece prazo de 30 dias para que a Agência Municipal de Regulação de Abastecimento de Água e Esgoto (Amaes) apresente  a avaliação do segundo ano de contrato e 15 dias para   apresentação dos relatórios já feitos sobre os  serviços de água e esgoto na Capital. Além disso, recomenda que seja divulgado em 15 dias detalhes do plano de metas em relação aos investimentos que ainda serão feitos para melhorar o serviço prestado pela concessionária.

A CPI, que  foi instaurada em setembro de 2013 após decisão judicial, ouviu representantes da CAB e da Amaes. Nas oitivas agência fiscalizadora fez a defesa da concessionária alegando que o plano de metas previsto no contrato está sendo cumprido.

Contrato

Em vigor desde 2012, o contrato estabelece que  até abril do ano que vem, a CAB deve universalizar o fornecimento de água para toda a área urbana da Capital.  Até 2022, a coleta e tratamento de esgoto deverão ser implantados em toda Cuiabá. Atualmente, o fornecimento de água atende 99% da população. Somente 30% do esgoto é tratado.

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »