saneamento basico

Deso pode perder concessão

O prefeito Valmir Costa (PR) – o Valmir de Francisquinho, de Itabaiana, abrirá processo de licitação para regulamentar o abastecimento de água potável e de esgotamento sanitário, cujos serviços são prestados atualmente pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). Com três votos contrários, os vereadores do município aprovaram projeto de lei encaminhado pelo prefeito, concedendo estes poderes ao chefe do Executivo Municipal.

Na mesma sessão realizada na quinta-feira da semana passada, 26, os vereadores aprovaram a criação da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Agreste (Aragreste), que ficará responsável pela fiscalização dos serviços que serão prestadas pela concessionária que vencer a licitação. O secretário de comunicação do município, Carlos Ferreira, informou que o prefeito pretende publicar o edital de licitação no mês de abril.

O projeto ganhou reprovação dos oponentes. A vereadora Ivoni Lima de Andrade (PMDB), líder da oposição, encaminhou o voto pela rejeição do projeto entendendo como necessário um debate mais ampliado sobre a questão, defendeu uma indenização favorável à Companhia Saneamento de Sergipe, que mantém toda a estrutura da rede no município, e considerou inconstitucional a criação da agência reguladora. Segundo observou, a legislação brasileira estabelece como parâmetro para a criação de agência reguladora quando há mais de um prestador de serviço do mesmo segmento.

O secretário de comunicação do município enfatizou que a licitação tem o propósito de melhorar a prestação dos serviços. Às empresas concorrentes serão cobrados garantia de bons serviços, maiores investimentos na rede de distribuição e melhoria no atendimento à comunidade, segundo o secretário Carlos Ferreira.A parlamentar faz críticas à atual prestação dos serviços à comunidade, mas entende que o Governo está se empenhando a resolver os problemas a partir dos investimentos na ordem de R$ 56 milhões, que já teriam sido anunciados pelo governador Jackson Barreto (PMDB). “Sabendo do interesse do município em abrir a concessão, dificilmente os credores vão liberar estes investimentos”, ressaltou.

Por Cássia Santana

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »