saneamento basico

Deso pode perder concessão de abastecimento de água em Lagarto

A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) pode perder a concessão sobre o abastecimento de água e esgotamento sanitário no município de Lagarto. Motivo: os vereadores aprovaram nesta terça-feira (14) um projeto de lei que autoriza o município a conceder integralmente os serviços de água e esgoto por meio de licitação.

O Projeto de Lei 017/2015 autoriza a prefeitura a realizar a concessão integral dos serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário. Atualmente a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) é a concessionária responsável pelo setor em Lagarto.

Em Itabaiana, os vereadores também aprovaram um projeto dessa natureza no final de fevereiro deste ano. Hoje o que se tem é uma luta travada entre a companhia, que quer defender o contrato de concessão com a cidade serrana que vale por 30 anos, e a prefeitura, que diz ter o propósito de melhorar a prestação dos serviços à população.

A redação do Portal Lagartense entrou em contato com a assessoria de comunicação da Deso, que informou que pode se pronunciar sobre o assunto em breve.

A polêmica surge em meio à comum falta de água em determinados locais do município e ao investimento previsto no abastecimento e esgotamento sanitário de cerca de R$ 175 milhões.

“Entre julho e agosto já devem ser feito essas licitações para iniciar a obra, para a duplicação e ampliação do Sistema Integrado que envolve também, outros municípios, Riachão, Simão Dias, e outras localidades. Na área do esgotamento sanitário, a obra já está em processo de licitação”, como já havia informado o presidente da Deso, Carlos Melo.

Últimas Notícias:
Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Lixão Zero: 125 municípios goianos já fazem destinação ambientalmente correta de resíduos

Em Goiás, 125 municípios já realizam a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos. Os dados são do levantamento mais recente da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Goiás (Semad), feito em setembro como parte do Programa Lixão Zero, que tem o objetivo de encerrar todos os lixões a céu aberto no estado e estruturar a regionalização do saneamento básico.

Leia mais »

Poluição grave afeta 46% de ambientes aquáticos do mundo

“Sujos” ou “extremamente sujos”: estas são as classificações de 46% dos ambientes aquáticos do mundo. A conclusão é de um levantamento que compilou e sistematizou dados de 6.049 registros de contaminação por lixo em ambientes aquáticos de todos os continentes ao longo da última década.

Leia mais »