saneamento basico

Dezoito estados aderem ao programa de saneamento do BNDES

Aderiram ao programa de concessão dos serviços de saneamento promovido pelo BNDES 18 estados. Segundo Maria Silvia Bastos, presidente da instituição, já foram fechados acordos com todos os estados do Nordeste, da região Norte (exceto Roraima), além de Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraná.

— É metade da população brasileira — afirmou Maria Silvia, durante o seminário Infraestrutura e Desenvolvimento do Brasil, promovido em parceria pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo jornal “Valor Econômico”.

— Temos conversado com todos os governadores. Vamos anunciar nos próximos dias todos os estados.

De acordo com ela, Rio de Janeiro, Pará e Rondônia devem ser os primeiros a tocaram o PPI, programa de promoção de investimento. Com isso, os sistemas de água e esgoto serão administrados pela iniciativa privada.

Maria Silvia afirmou que o BNDES lançará nesta semana um edital para qualificar consultorias para fazer os projetos.

— Temos uma posição vergonhosa em saneamento básico. A nossa posição é inaceitável. Essa é uma agenda do século retrasado — frisou a presidente.

Fonte: O Globo

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »