saneamento basico

Em racionamento desde 2013, novo reservatório é construído em Oliveira

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Oliveira iniciou a construção de um reservatório com capacidade de um milhão de litros de água. Segundo o diretor do órgão, Edmilson Abucaper, a nova estrutura não suprirá a falta de água do município que está em racionamento desde o início de 2013. “Se não tiver água para encher esse reservatório, de fato o problema com a água continua”, disse.

Atualmente o município conta com 15 reservatórios, cada um com capacidade de até 100 mil litros. Ainda segundo o diretor, a construção do reservatório já está em fase final. “Ele atenderá 14 bairros da cidade. Após a conclusão das obras, o Saae passará a operar com um 1,7 milhão litros para distribuição, ou seja, um aumento de aproximadamente 143%. Apesar de já estar em fase final ele só estará apto a receber água daqui a cinco meses”, contou.

Racionamento
Desde janeiro de 2013 a cidade enfrente problemas com a falta de água. Por isso, o município adotou o racionamento com a liberação de água para os bairros de 12 em 12 horas. “Quando a situação está mais crítica chegamos a fazer a liberação de oito em oito horas, mas houve situações isoladas em que a cidade ficou um dia inteiro sem água. Por isso é fundamental que a população continue colaborando com a economia”, orientou o diretor.

Nova captação
No início deste ano o município iniciou um estudo de captação de água do Rio Jacaré que corta a cidade. Edmilson contou que espera que o projeto seja iniciado nos próximos meses. “A nossa expectativa é que na primeira etapa aumente 50 litros por segundo da captação atual que é de 60 litros por segundo, o que vai suprir a necessidade de consumo do município, que gasta em média 90 litros de água por segundo. Essa nova captação elevará para 110 litros por segundo em ocasiões críticas”, ressaltou.

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »