saneamento basico

Falta de investimentos é responsável por falta de água

O sistema defasado da Casan em Concórdia tem contribuído diariamente para problemas no abastecimento de água do município. Quase todos todos os dias os funcionários da empresa constatam vazamentos no sistema que acabam interrompendo o recebimento de água nas residências, explica o gerente local da Casan, Norberto Farina. Por isso ele reitera que a falta de investimentos da empresa na regional de Concórdia acaba gerando prejuízos aos moradores.

Os principais problemas observados, segundo o gerente, são nos bairros Vista Alegre e Nações. Como são bairros altos, há um problema de pressão para fazer a água chegar até lá e a alternativa para que isso aconteça é fechando o registro dos lugares baixos, como a partir da rua 29 de Julho. Daí o motivo pela também frequente falta de água em bairros como Nazaré.
Farina ainda relata vários problemas pontuais, como a queima de motores dos sistemas de abastecimento. Ele explica que não há como controlar de longe quando os motores apresentam o problema, tendo que esperar a reclamação dos moradores que acabam ficando sem água. Feito o registro, a equipe vai até a localidade e se comprovados danos no equipamento, a troca é feita.
Conforme a emissora já informou, alguns investimentos pontuais estão sendo desenvolvidos visando minimizar a falta de água na cidade. Está em andamento a construção da Estação de Tratamento de Água em Linha São Paulo. Há ainda em andamento o edital para reforma da Estação de Recalque de Água Bruta (ERAB) na comunidade de Suruvi. E, por fim, está prestes a iniciar os trabalhos da Rede de Esgoto Sanitário, que vai beneficiar cerca de dez bairros de Concórdia.
Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »