saneamento basico

Inadimplência das contas de água aumenta 17% em Joinville

Companhia Águas de Joinville diz que levantamento foi feito entre agosto de 2015 e janeiro deste ano e envolveu 207.699 domicílios

De agosto de 2015 até janeiro de 2016, a inadimplência da conta de água cobrada pela Companhia Águas de Joinville dos 207.699 domicílios – economias na linguagem técnica – aumentou 17%. O percentual demonstra que a população joinvilense está com mais dificuldades para pagar em dia até mesmo seus compromissos financeiros essenciais.

Em agosto do ano passado, o percentual era de 2,81%. Cinco meses depois, o índice passou para 3,29%. O cálculo se refere ao faturamento e não ao número de clientes da empresa. A Águas faturou R$ 170,3 milhões nos últimos 12 meses, e o ingresso de R$ 5,5 milhões no caixa demorou mais do que o previsto. Os números da companhia ainda mostram como se deu a evolução da inadimplência mês a mês.

Barreira rompida

A explosão no atraso ocorreu em dezembro, quando rompeu a barreira dos 3%, atingindo 3,05%. E subiu, de novo, em janeiro. Os dados revelam crescimento da inadimplência em 4% de um mês para outro. Daí se chega a uma conclusão inevitável: a crise e o desemprego minaram as finanças das famílias. Se há maior atraso no pagamento da água, imagina com impostos, condomínio e parcelas de compras feitas no varejo.

Fonte: A Notícia
Foto: Google

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »