saneamento basico

Individualização de hidrômetro permite economia de até 50%

Fortaleza já tem 19 condomínios que aderiram ao sistema de medição individualizada e estão dentro dos padrões e normas da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). O recurso de individualização de hidrômetro é uma medida que gera economia para os clientes, pois facilita a conscientização com relação ao combate ao desperdício de água. O fato de se adequar à medição individualizada dentro dos padrões da Cagece gera confiabilidade para o morador, pois cada cliente recebe uma conta individual, não sendo penalizado caso um vizinho esteja inadimplente.

A medição individualizada pode trazer uma economia de mais de 50% do uso total da água de cada condômino. Temos como exemplo o condomínio Santa Baía que possui 23 apartamentos e, no último mês de conta coletiva, consumiu um total de 698 m³/água. Após dois meses da individualização de hidrômetro, o condomínio gastou o volume relativo a 216 m³, tendo assim uma economia de 68% no consumo d’água.

Vale lembrar que a lei municipal nº 9.009, de 2005, exige que as construtoras façam os novos condomínios já com estrutura pronta para a instalação da medição individualizada. Com base na lei, a Cagece gerou normas que orientam para uma individualização conforme padrões confiáveis. Além disso, entre os benefícios da individualização está o uso consciente de água, a garantia de pagar somente o que é consumido na residência, entre outros.

Para aderir à medição individualizada, o condomínio precisa ter a estrutura adequada para a implantação dos hidrômetros e assim solicitar a visita de um supervisor da Cagece para enfim, regularizar a situação do prédio junto à Companhia.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Cagece
– See more at: http://www.aesbe.org.br/conteudo/10771#sthash.h4pB24vM.dpuf

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »