saneamento basico

Debates avançam na busca de modelo de PPP para resíduos sólidos

A cooperação técnica de Regulação de PPPs em Resíduos Sólidos feita com os governos do Brasil e da França já conta com cinco projetos-piloto no Brasil e com recursos do Fundo de Estruturação de Parcerias Público-Privadas.

O presidente da Associação Brasileira de Agências de Regulação (ABAR), Fernando Franco, participou na segunda-feira (11/3) de reuniões no Ministério do Desenvolvimento Regional com integrantes da Secretaria do Programa de Parcerias de Investimentos (SPPI) e do próprio MDR para o desenvolvimento de modelos de investimento privado e regulação em resíduos sólidos.

Esses pilotos serão avaliados para a criação de modelos de regulação para PPPs de resíduos sólidos, que também contam com apoio da Caixa Econômica.

Nas reuniões, foram definidos cronogramas de ação para a continuidade dos projetos. Nos próximos dias, o Brasil enviará uma delegação à França para promover uma interlocução mais intensa de conhecimento. O convênio conta com a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD) e a Expertise France.

Apoio do governo

Segundo Franco, ficou claro durante as reuniões que o novo governo brasileiro manterá o seu apoio ao convênio com a França, que continua evoluindo para uma fase de envolvimento de outros participantes do tema, como Ministério Público e Tribunais de Contas, além da própria Caixa.

“Estamos desenvolvendo uma nova metodologia que deverá indicar a viabilidade econômico-financeira para a atuação da iniciativa privada na área de resíduos sólidos”, disse Franco.

Fonte: Abar

Últimas Notícias:
Hidro Solo Fenasan 2025

Hidro Solo consolida presença de destaque na Fenasan 2025 com soluções avançadas para Tratamento de Água

A participação da Hidro Solo na Fenasan 2025 reforçou, mais uma vez, o protagonismo da marca no cenário nacional do tratamento de água e saneamento. Com 44 anos de expertise e atuação em todas as regiões do país, levamos para o Expo Center Norte, em São Paulo, tecnologias capazes de elevar a eficiência operacional de Estações de Tratamento de Água (ETAs) e Sistemas de Filtração.

Leia mais »