saneamento basico

Moradores do Botujuru, em Mogi, esperam por coleta de esgoto

Obras já começaram, mas devem ser concluídas em março de 2017. Previsão é que a coleta aumente para 96% até o final do ano.

Os moradores do bairro do Botujuru, em Mogi das Cruzes, ainda convivem com fossas no quintal. A Prefeitura já começou os trabalhos para a coleta e o tratamento do esgoto e a previsão é que a obra seja concluída em março de 2017.
Rosalina Maria de Jesus mora há 26 anos no bairro. “É desagradável ter uma fossa no quintal porque muitas vezes quando chamamos para virem esvaziar eles não vem de imediato.”

Com o tempo, surgem buracos no entorno da fossa, o que oferece riscos de doenças. “É difícil porque não são todos os quintais que se dá para construir uma fossa.”

Gilmar Costa tem medo das doenças e por isso foi conferir o andamento das obras. “É rato, mosquito, baratas e por isso que o saneamento básico é importante pra gente.”

Mogi das cruzes atualmente coleta 93%, mas trata apenas 60%. Segundo o presidente do Instituto Trata Brasil, Edson Santos, uma Ong especializada em saneamento básico, a falta de investimento nessa área que envolve esgoto e o abastecimento de água traz consequências graves, como por exemplo, a proliferação de doenças como a dengue. “Esse quadro de falta de saneamento, desde a água tratada que não chega para todos, até o esgoto e o lixo, faz um quadro explosivo de doenças transmitidas pelo mosquito.”

No Brasil, 82,5% dos brasileiros tem água tratada. Em relação à coleta de esgoto, 48,6% dos brasileiros tem acesso, mas 100 milhões de brasileiros, ainda não. Santos acredita que o problema não vai ser resolvido tão cedo.

“No melhor cenário, demoraríamos 20 anos para resolver o problema se tudo ocorrer bem. São obras complexas que não conseguimos sair em cinco anos, por isso é preciso foco absoluto. As doenças transmitidas pelo Aedes aegpty veio mostrar a ineficiência do Brasil no controle dessa infraestrutura”, completa.

O Semae informou que está ampliando gradativamente o tratamento de esgoto. Até o final do ano, a previsão é que chegue a 96% de coleta e 71% de tratamento. Até o final do ano, o Botujuru, segundo a Prefeitura, terá 100% do esgoto tratado. Outros bairros que terão o serviço são o Parque Morumbi, Vila da Prata, São João, Mogi Moderno, Jardim Camila e Caputera.

Fonte: G1
Foto: Divulgação/TV Diário

Últimas Notícias: