Moradores do condomínio Águas de Jaguaribe, na Av. Orlando Gomes, ficaram surpresos com a coloração amarelada da água que sai das torneiras desde a manhã de segunda-feira, 29.
De acordo com o professor universitário Wlamir Ribeiro, 55, há um tempo estava faltando água por conta das obras na avenida, mas essa anormalidade hídrica nunca tinha ocorrido.
O advogado Alex de Souza, 33, relatou a necessidade que teve de bloquear a entrada de água em casa. “Mesmo depois de filtrada, continua amarelada”, disse.
Além do gasto extra com a compra de água mineral, moradores estão aborrecidos com o volume de água desperdiçada no condomínio, pois acreditam que ela oferece risco à saúde.
“Para fazer comida e escovar os dentes, estamos usando água mineral. A única coisa que fazemos com a dos reservatórios é tomar banho”, contou Wlamir.
Embasa
A empresa afirmou, em nota, que “a água havia apresentado cor em alguns imóveis, devido à presença temporária de minerais em suspensão, fenômeno que pode ocorrer em situações de retomada do abastecimento após uma interrupção”.
Ainda segundo a Embasa, a água com essa coloração não apresenta riscos à saúde, e o estado de limpeza interna dos tanques pode ter influenciado.
O professor Wlamir rebate dizendo que a água dos reservatórios da casa dele vem direto da Embasa e que os tanques são limpos a cada seis meses. O morador Alex também afirma fazer o mesmo em casa, sendo que a última limpeza ocorreu há um mês.
Fonte: A Tarde
Foto: Divulgação