saneamento basico

Multa por falta de água no verão provoca desconto na fatura de 11 mil usuários em Balneário Camboriú

Cerca de 11 mil unidades consumidoras nos bairros Centro, Nações, São Judas e Nova Esperança, em Balneário Camboriú, devem receber um desconto de aproximadamente R$ 8,70 na conta de água do mês de setembro. O crédito será dado em função da multa de R$ 100 mil que a Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Estado de Santa Catarina (Agesan) aplicou à Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa) pelos problemas de desabastecimento durante a temporada de verão.

O valor arrecadado será revertido em desconto para os moradores e dividido entre as unidades que sofreram com a falta de água. A Agesan informou que a autuação ocorreu no início do ano, mas a Emasa recorreu — por isso a multa só saiu agora.

De acordo com a diretora interina de administração e finanças da Emasa, Kelli Cristina Dacol, o sistema ainda está passando por ajustes para que o crédito seja dado já na próxima fatura. Ela explica que não cabia mais recurso da empresa contra a decisão:

— O valor da multa será revertido em desconto para as cerca de 11 mil unidades desses quatro bairros que tiveram desabastecimento, segundo apontou uma sindicância que fizemos.

Reunião com promotor

O promotor Rosan da Rocha, que em janeiro instaurou inquérito civil no Ministério Público de Santa Catarina para investigar o problema, deve reunir-se nos próximos dias com representantes da agência e da autarquia. O encontro serve para fiscalizar o cumprimento das obras anunciadas pela Emasa para solução dos problemas e a aplicação da multa.

O Ministério Público também deve propor disponibilidade imediata de caminhões-pipa pela Emasa caso o problema volte a ocorrer na próxima temporada. O promotor recomenda ainda que quem precisou contratar caminhão-pipa no último verão busque ressarcimento na Justiça.

O diretor geral da Emasa, Valmir Pereira, informou que as duas obras prometidas pela empresa para solucionar os problemas de desabastecimento já estão em andamento. Segundo ele, a ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) deve ser concluída em setembro e a implantação de uma adutora de água bruta, que começa na ETA e segue até o rio Camboriú, deve ficar pronta entre setembro e outubro.

— A nossa intenção é que com essas obras o problema seja solucionado, principalmente nos dias mais críticos para a cidade, que são entre Natal e Ano Novo — ressalta.

Fonte: O SOL DIÁRIO

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »