saneamento basico

Municipalização do serviço de água será discutida em Londrina

Renovar ou não o contrato com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar)? Esse será o tema central da audiência pública marcada pela Prefeitura de Londrina para o dia 9 de julho. Atualmente, o acordo mantido com o Município se arrasta com um decreto de permissão precária desde 2003.

Segundo o prefeito Alexandre Kireeff (PSD), três alternativas apontadas pela Procuradoria Geral estão sendo avaliadas: a municipalização do serviço de água e coleta de esgotos na cidade; a renovação do contrato com a Sanepar; e a terceirização do serviço após ampla licitação. De acordo com o prefeito, todas as alternativas têm vantagens e desvantagens.

“A municipalização exige do Município, com uma série de desdobramentos, contratação de pessoal, comprometimento de capital. Isso vale também com a licitação. A assinatura de um contrato com a própria Sanepar evita o ressarcimento, mas impede o aporte de recursos que viriam através do processo de concessão. É um processo complexo e a decisão do Executivo passa pela opinião da população”, explicou.

Um exemplo da complexidade da discussão é a integração do abastecimento com cidades vizinhas. De acodo com Kireeff, o abastecimento de água de Cambé passa por Londrina e gera uma série de desdobramentos “Não é uma discussão simples. Há muitas variáveis. A decisão é do Executivo, considerando os aspectos técnicos, mas vamos compartilhar tudo com a sociedade e o Legislativo”, disse o prefeito.

Serviço

Audiência Pública será realizada em 9 de julho (quinta-feira), às 19 horas no auditório do Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (Ceal) localizado na Avenida Maringá, 2400.

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »