saneamento basico

“Municipalização do Sistema é a solução”, segundo Deputado

A fala do prefeito Firmino Filho (PSDB) no início desta semana sobre a possibilidade de municipalizar o sistema de abastecimento de água em Teresina não foi bem recebida entre os que defendem que a empresa Águas e Esgotos do Piauí S/A (Agespisa) seja revitalizada.

Durante a sua declaração, Firmino chegou a afirmar que “não importa o que queira dizer o governo, ou a Assembleia, o que importa é que o contrato com a prefeitura não está sendo cumprido”.

Para o deputado também tucano, Firmino Paulo, o prefeito está certo em defender este posicionamento. “A Agespisa tem uma concessão com a Prefeitura de Teresina e ela não está cumprindo nem sendo completamente responsável”, afirmou o deputado à TV Antena 10. Firmino Paulo é o último deputado cotado para assinar a abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que irá analisar o rombo deixado na Agespisa.

Deputado Firmino Paulo (PSDB) defende a municipalização do abastecimento. (Foto: Jailson Soares / Política Dinâmica)

Deputado Firmino Paulo (PSDB) defende a municipalização do abastecimento. (Foto: Jailson Soares / Política Dinâmica)

Já o líder do governo na Assembleia, o deputado João de Deus (PT), afirma que é preciso que se olhe para a solução do problema a partir da criação do Instituto das Águas. “Juntos podemos construir um sistema mais saudável para Teresina e para o Piauí. Vamos focar na melhoria do abastecimento e fazer com que todo o sistema melhore”, coloca.

Líder João de Deus defende que Prefeitura e Estado trabalhem pela melhoria da Agespisa. (Foto: Jailson Soares / Política Dinâmica)

Líder João de Deus defende que Prefeitura e Estado trabalhem pela melhoria da Agespisa. (Foto: Jailson Soares / Política Dinâmica)

Nesta segunda-feira (06), o governador Wellington Dias (PT) afirmou que três empresas já demonstraram interesse em montar parceria Pública Privada com a Agespisa, o que, segundo o governador, não prejudicaria os funcionários.

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »