saneamento basico

Norma para concessão de bolsas de estudos é alterada por Sanasa

A Sanasa voltou atrás e alterou a norma editada para definir as regras e procedimentos para a concessão da bolsa de estudos. Nos próximos dias será divulgada pela intranet uma resolução com as novas orientações e, também, a reabertura de um novo prazo de uma semana para quem quer pedir bolsa de estudos. Esta medida vai beneficiar os trabalhadores que haviam perdido o prazo anterior. A decisão foi comunicada aos dirigentes do Sindae, em reunião realizada na última terça-feira, dia 10 de março.

O recuo da empresa se deu por causa da pressão exercida pela direção do Sindae. As regras que a empresa criou desrespeitavam a cláusula 23 do atual Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), que prevê apenas o “interesse da empresa no curso pretendido” e “tempo mínimo de um ano de casa” para ter direito à bolsa de estudos.

Para muita gente o critério “ser de interesse da empresa” é vago e comporta interpretações variadas. As coisas não são assim. Uma leitura mais atenta da cláusula 23 do ACT poderá mostrar que este critério é bastante claro e está diretamente ligado ao setor de trabalho e as funções profissionais que o trabalhador desempenha dentro da Sanasa.

A concessão da bolsa de estudos está ligada ao aumento da escolaridade do trabalhador e ao interesse da própria empresa em ampliar o nível de qualificação profissional do seu corpo funcional. Desde que a reivindicação foi apresentada pelo Sindae pela primeira vez, há mais de duas décadas, o objetivo da direção sindical foi sempre o de garantir ao trabalhador o livre direito de escolher o curso que desejaria fazer. A empresa, por outro lado, na condição de financiadora do benefício, vem rejeitando sistematicamente o pedido, e sempre vinculou a concessão da bolsa ao seu interesse.

E como isto funciona na prática? Se um trabalhador está lotado na Oficina Mecânica e tem interesse em cursar engenharia mecânica ou elétrica, por exemplo, não terá maiores problemas para conseguir a bolsa de estudos. Agora, se o seu objetivo é o curso de direito, não terá a mesma sorte.
Fonte: Sindae Org

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »