saneamento basico

Obras dos sistemas Mauro Borges e Corumbá estão em andamento

O Sistema Produtor Mauro Borges vai dobrar a produção e garantir o abastecimento para até três milhões de pessoas em Goiânia e Região Metropolitana. Segundo o superintendente de Comunicação da Saneago Luiz Novo, a obra está na fase de montagem dos equipamentos. A pré-operação, que é uma espécie de teste, começa em julho e deve ir até dezembro deste ano.

Ele informa que mesmo em teste, dependendo do andamento, é possível conseguir trabalhar com algumas áreas da cidade fornecendo água para regiões como a do Guanabara. “Esta deve ser a área que será beneficiada primeiramente”.

Sistema Corumbá
Outra obra de relevância para Goiás é a construção do Sistema de Produtor Corumbá, que vai permitir a produção de 2.800 litros de água por01sistema corumbá segundo. Segundo Luiz Novo, a obra é feita em parceria com a Companhia de Saneamento Ambiente do Distrito Federal (Caesb). “A Saneago está fazendo a parte de captação no lago Corumbá e a Caesb está construindo a Estação de Tratamento de Água em Valparaíso”.

As obras consistem na construção de uma adutora de 28 quilômetros de extensão que vai captar água do Lago de Corumbá 4, em Luziânia, e levar para Valparaíso, além de estação elevatória bruta, estação de tratamento de água, linhas de transmissão elétrica para alimentar a captação, subestação elétrica e equipamentos complementares.

A parte que está sob a responsabilidade da Saneago já com cerca de 70% dos trabalhos concluídos. A previsão para a conclusão da obra é para 2017. Cerca de 1,3 milhão de habitantes serão beneficiados nas cidades satélites Gama e Santa Maria, no Distrito Federal, além de todo o Entorno Sul, que compreende os municípios goianos de Luziânia, Novo Gama, Valparaíso e Cidade Ocidental.

Fonte: Goiás Agora
Foto: Mantovani Fernandes

Últimas Notícias: