Skip to content
quarta-feira, maio 18, 2022
Últimas Notícias:
  • Análise do aproveitamento do lodo de estações de tratamento de água em pavimentos
  • Destinação de Resíduos: Empreendedores assumem compromisso para destinar resíduos corretamente
  • Resistência de moradores dificulta avanço do saneamento no país
  • O governador Rodrigo Garcia liberou na segunda-feira, 16, R$ 298,2 milhões para obras e serviços na região metropolitana de São Paulo
  • Energias renováveis: um futuro sustentável
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Login

Pesquisa IBOPE conclui que serviços de água e esgoto da Foz tem aprovação de 90% dos clientes

  • PPP & Concessões
  • janeiro 21, 2014

Para monitorar a qualidade dos serviços de água e esgoto em Limeira, a concessionária Foz contratou o Ibope Inteligência para identificar o grau de satisfação dos clientes em relação aos serviços prestados no município. A pesquisa ouviu 504 clientes, na maioria, responsáveis pela conta de água e esgoto, chefes de domicílio ou donas de casa e foi concluída em dezembro. A avaliação geral identificou que 90% dos entrevistados avaliam como ótimo e bom os serviços prestados pela Foz no município.

Como recurso de avaliação principal, o instituto de pesquisa usou a escala de pontuação de 0 a 10. Nessa linha, notas de 9 a 10 foram consideradas como avaliação ótima; de 6 a 8 como avaliação média e de 0 a 5 como notas negativas. A pesquisa foi distribuída em cinco serviços: fornecimento de água; coleta e tratamento de esgoto, atendimento ao cliente, obras e reparos e imagem da concessionária Foz. Os indicadores apontam uma avaliação bastante positiva, na maioria, com notas superiores a 8.

O destaque ficou para o serviço de abastecimento de água, com nota 9, avaliado como um serviço que funciona bem e vem melhorando nos últimos anos. Com ótima aprovação está também o atendimento ao cliente, tanto pelos canais online quanto o presencial. Pontuado com 8,74, a satisfação se estende também ao atendimento dos agentes comerciais, responsáveis pela leitura dos hidrômetros, e à equipe de manutenção. O serviço de esgoto e o de obras e reparos, embora pontuados com percentual menor, com 8,54 e 7,59 respectivamente, aparecem como eficientes na cidade. A satisfação com os serviços e com o atendimento é refletida na imagem da concessionária Foz, avaliada com a nota 8,63.

Quanto aos atributos, a pesquisa aponta que a Foz se destaca como uma empresa eficiente, moderna, inovadora e ágil. Em todas as questões relativas à imagem, a concessionária foi avaliada com notas superiores a 8, sendo apontada como uma empresa com ações voltadas à comunidade, ao meio ambiente, qualidade e modernização do saneamento básico.

Abastecimento e hábitos de consumo
Atendendo a totalidade da população limeirense, o serviço de abastecimento de água aparece com alto nível de satisfação: 71% dos entrevistados o pontuaram com nota entre 9 e 10. Para as características da água quanto à pressão, cheiro e transparência, a nota 9 predominou para 73%, 69% e 67% dos participantes da pesquisa, respectivamente. O gosto da água, apesar de bem avaliado, apresentou menor percentual, com nota 8,8 por parte de 63% dos pesquisados.

A pesquisa Ibope também indicou que a maioria dos limeirenses tem o hábito de consumir água diretamente da torneira, sem filtrar ou ferver. Entre os entrevistados, 60% afirmaram que sempre consomem direto da rede, 7% quase sempre, 10% de vez em quando e apenas 23% não bebem. Os que não consomem direto da torneira, passam a água por um filtro ou talha, põem em moringa ou fervem.

Quanto à distribuição de água na rede, 67% dos entrevistados afirmaram que nunca foram afetados com falta de água, enquanto que dos 31% restantes, 26% passaram por oscilações no abastecimento nos últimos meses a contar de junho do ano passado e somente 5% nos últimos dias em relação ao período da amostra. “A falta de água não é uma situação frequente na cidade. Ela só ocorre durante as manutenções programadas ou emergenciais, por isso a regularidade do abastecimento é refletida nas respostas dessa questão”, esclarece o diretor da concessão, Tadeu Ramos.

Sobre o uso da caixa d’água, a pesquisa indica que 91% dos entrevistados a possuem e 97% sabem da importância dela para evitar a falta de água. Ramos enfatiza que mesmo com o rompimento de uma tubulação ocorrido no ano passado, 67% da população afirma não ter sofrido falta de água e isso é possível em razão do reservatório residencial. “As oscilações são comuns em situações de manutenção e emergências e a caixa d’água é a principal maneira de evitar a falta de água durante essas eventualidades. A recomendação é que seja feita uma limpeza periódica a cada seis meses. Assim, a água permanece com o mesmo padrão de potabilidade distribuída pela Foz”, cita.

Um dado interessante da pesquisa está em relação à origem da água: apesar dos domicílios pesquisados terem água encanada e tratada, mais da metade dos entrevistados não soube informar a origem da água que chega à residência. Para este item, 70% não souberam responder, 26% afirmaram o Rio Jaguari, 3% outros mananciais e 1% o Ribeirão Pinhal. A Foz explica que a água bruta que abastece Limeira é captada em dois mananciais, o Rio Jaguari – que nasce no Estado de Minas Gerais – e o Ribeirão Pinhal, que possui nascente próxima e é um importante manancial para o sistema de abastecimento local.

Serviços de esgoto
O serviço de esgoto também aparece de forma satisfatória, com nota média de 8,7, e embasa a aprovação do cliente tanto para o serviço de coleta quanto para o de tratamento entre 58% e 56% dos entrevistados, respectivamente.

Os demais entrevistados avaliaram o serviço com notas de 6 a 8, uma avaliação média bastante positiva, uma vez que este item está relacionado mais à percepção dos investimentos nessa área, onde os clientes reconhecem a importância das obras neste quesito.

Preço do serviço é considerado barato ou justo
Quanto ao preço dos serviços, os entrevistados apresentam uma percepção muito próxima: a tarifa de água recebeu nota 9,1 entre 55% dos pesquisados, enquanto que a de esgoto foi avaliada em 8,5 também por 55%. Ambos os entrevistados consideram o preço dos serviços barato ou justo.

Uso da internet e e-mail
A pesquisa identificou um dado curioso, o baixo uso das ferramentas virtuais. Entre os entrevistados, 51% afirmaram não usar e-mail e 23% não usam a internet, outros 19% usam e-mail para atividades de trabalho e apenas 18% usam de forma pessoal, para lazer e contato com amigos e parentes.

Essa realidade pode explicar outro dado levantado pela pesquisa, a preferência na forma de pagamento das contas. A maioria das pessoas – 80% – paga a fatura em casas lotéricas; 26% em bancos ou caixa eletrônico; 8% em débito automático e apenas 1% pela internet. Em contrapartida, a Foz oferece meios de comunicação com o cliente através da internet, como atendimento online e recebimento da fatura por e-mail. No chat online os clientes podem verificar débitos, consumo e leitura, alterar endereço, solicitar fatura por e-mail e receber informações sobre os serviços e preços, tudo pela internet. “Essas ferramentas são muito práticas e oferecem conforto ao usuário que pode resolver suas solicitações sem sair de casa. Acreditamos que esse é o caminho e que aos poucos a população vai aprender a utilizá-la a seu favor”, considera Ramos.

Fonte: Sindcon
Veja mais: http://www.sindcon.com/noticias/pesquisa-ibope-conclui-que-servicos-de-agua-e-esgoto-da-foz-tem-aprovacao-de-90-dos-clientes-de-limeira/

AnteriorAnteriorSedurb: Mais de R$ 76,6 milhões em infraestrutura em 2013
PróximoProjeto piloto de coleta mecanizada é expandido na capitalPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Análise do aproveitamento do lodo de estações de tratamento de água em pavimentos

1 min de leitura

O presente estudo teve como objetivo analisar uma disposição final ambientalmente adequada, economicamente viável e tecnicamente praticável dos lodos de estação de tratamento de água como sub-camadas dos pavimentos, analisando o comportamento mecânico do lodo da ETA Mambu-Branco pelo ensaio Índice de Suporte Califórnia e análises de características físico químicas do material.

Energias renováveis: um futuro sustentável

2 min de leitura

Muita energia vem do Sol para a Terra, mas pouco é aproveitado. Uma parte da radiação solar fornece calor, outra forma os ventos, outra, os potenciais hidráulicos dos rios (pela evaporação e condensação), outra, as correntes marinhas.

Vídeos

tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura

É muito fácil se impressionar com a estrutura da Tequaly, são mais de 100 mil m² de espaço, sendo 5 mil de área administrativa e todo o restante de área fabril.

bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura
assista-agora

Vídeo aula: Implantação e Gestão de Concessionária de Saneamento

0 min de leitura
Futuro aguas

FILME: O Futuro das Águas: o desafio do século

1 min de leitura

Eventos e Cursos

Ciclo Completo do Saneamento

Data: 20/05

O curso Ciclo Completo do Saneamento é uma oportunidade para o nivelamento de informações entre todos os colaboradores de uma concessionária sobre as várias etapas do processo, desde a captação da água bruta no manancial, tratamento, distribuição ao usuário, bem como a coleta e transporte do esgoto, tratamento, monitoramento e devolução ao corpo receptor. 

Mais informações »

Compliance no Saneamento e o Impacto da Agenda ESG

Data: 08/06

A disciplina visa apresentar a importância do compliance na estruturação e operação de projetos de saneamento, assim como o impacto da agenda ESG no setor.

Mais informações »

Plano de Negócio – Concessões de Saneamento

Data: 07/07 e 14/07

Este curso visa capacitar interessados em ingressar ou evoluir profissionalmente neste mercado!

Mais informações »

Parceiros

Superbac
Penetron
DENORA
Conaut
logo-bioproj
aquamec
suez
paques-logo-home.jpg
clean environment brasil
logo-netzsch
bf-dias

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.