saneamento basico

PI: Equipe de transição busca no TCE informações sobre contratos

O relatório da equipe de transição do governador eleito Wellington Dias (PT) sobre a situação das finanças do Estado deve ser apresentado oficialmente na próxima segunda-feira (1º). Os membros da equipe afirmam estar encontrando dificuldades para ter acesso a informações essenciais para o futuro governo como dados sobre contratos, empenhos e a relação de obras paradas.

A ex-presidente da Agespisa, Viviane Moura, uma das integrantes da comissão, informou que somente após a entrega destes documentos o relatório poderá ser finalizado. A equipe aguarda ainda a confirmação da assessoria de Wellington Dias (PT) para confirmar a data de retorno do petista a Teresina. Wellington está em Brasília cumprindo as últimas atividades no Senado Federal.

A preocupação da equipe de transição é que Wellington Dias possa ter acesso a esses dados antes de tomar posse. Em entrevista anterior o ex-secretário de Fazenda, Francisco José, afirmou que a equipe de transição ainda não sabe o volume de obras paradas e o valor de debito. “Essas informações são necessárias para restabelecer a normalidade destas obras quando o governador assumir. Buscamos esses dados no TCE”, disse.

Segundo Franzé, o Estado possui sete convênios inadimplentes. Existe a informação de que pelo menos mais 58 poderão se tornar irregulares até o final do ano se não houver a adequação do Estado ao limite prudencial de gastos estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Os convênios e as operações de créditos são as principais fontes para a realização de obras de grande porte no Estado. O futuro governo precisa dessas informações com antecedência para evitar que parcerias futuras com o Governo Federal fiquem inviabilizadas nos primeiros anos da administração de Wellington Dias.

Por: Lídia Brito – Jornal O Dia

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »