saneamento basico

Prefeito do PSB cria agência com 21 cargos em Cuiabá

O prefeito Mauro Mendes (PSB) protocolou na manhã desta terça-feira (03) na Câmara de Cuiabá, o projeto de lei que cria a Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados da Capital (ARSEC). A proposta já era esperada pela Casa de Leis desde o início do ano. Com a aprovação da mensagem, a autarquia passará a regular todos os serviços oriundos de concessão do município.

Na prática, a mensagem amplia a competência da Agência Reguladora de Água e Esgoto (Amaes), que deverá ser extinta com a aprovação desta proposta por parte do parlamento cuiabano. O projeto foi entregue nas mãos do presidente da Casa de Leis, vereador Júlio Pinheiro (PTB) pelo secretário de Governo, Kleber Lima, que se reuniu com todos os parlamentares a fim de explicar detalhadamente a eficácia da proposta.

O procurador-geral do município, Rogério Gallo também participou da reunião que ocorreu pouco antes da realização da sessão plenária. Kleber classificou o encontro como produtivo e acredita que o projeto não enfrentará resistência para ser aprovado. “Para não criar uma agência para cada serviço concedido, nós vamos extinguir a Amaes e criar a ARSEC, que será responsável por regular todos os servidos concedidos de Cuiabá, sejam eles de qualquer natureza”, explica.

Apesar de ter pressa em aprovar a mensagem, Mendes não solicitou regime de urgência na apreciação do projeto. Ele seguirá os trâmites normais da Casa de Leis. O líder do prefeito na Câmara, vereador Leonardo de Oliveira (PTB) acredita que a proposta deve ser remetida a plenário em duas semanas. A maior polêmica quanto a este projeto diz respeito sobre a regulação dos serviços de água e esgoto da Capital de responsabilidade da Cab Ambiental.

A concessionária é líder de reclamação no Procon, tanto estadual quando municipal e, apesar disso, conseguiu reajustar a tarifa de água por duas vezes em menos de três meses com a anuência da Agência Reguladora. Além disso, vence no próximo mês o prazo estipulado para que a concessionária universalize o abastecimento de água na Capital. “A Amaes tem deixado a desejar no que tange a fiscalização e cobrança contratual. O nosso objetivo com este projeto é melhorar o trabalho de regulação para que isso reflita em melhorias nos serviços públicos concedidos”, explica o secretário de Governo.

Diante disso, o projeto trás cláusulas específicas de atribuição da Agência, inclusive envolvendo questões de impacto econômico. “Constituem objetivos fundamentais da ARSEC, proteger os usuários do abuso de poder econômico que vise à dominação dos mercados, á eliminação da concorrência e ao aumento arbitrários dos lucros”, diz uma delas.

Além disso, também determina que a Agência fixe regras procedimentais com relação à revisão, ajuste e aprovação de tarifa. A princípio, a ARSEC irá regular os serviços sanitários e o de transporte coletivo, quais já são objetos de concessão. No entanto, está em andamento no Palácio Alencastro a proposta de conceder a iniciativa privada os servidos de iluminação pública e resíduos sólidos.

 

CARGOS
A fim de dar efetividade a Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados da Capital (ARSEC), o prefeito Mauro Mendes (PSB) pretende criar 21 cargos para atuar na autarquia municipal. O socialista alega que foi necessário aumentar a equipe de profissionais em relação à Agência de Água e Esgoto (Amaes), devido ao fato de a ARSEC abranger todos os serviços oriundos de concessão do município.

Destes cargos, cinco serão analistas de regulação, 12 fiscais de serviços regulados e quatro auxiliares de regulação. Os analistas de regulação terão atuação específica, para tanto, deverão se encaixar nas especialidades pedidas: advogado, engenheiro sanitário, engenheiro de transito, economista e engenheiro civil.

O salário inicial será de R$ 6 mil para todos os cargos, com exceção do auxiliar de regulação que deverá ter uma remuneração de R$ 2 mil. Além disso, ainda três cargos destinados à diretoria da Agência, e mais três para superintendentes.

Mendes afirma que aguardará a aprovação deste projeto por parte do Legislativo, para somente depois encaminhar a Casa de Leis a indicação dos nomes para composição da nova diretoria da Agência Reguladora. Atualmente, a Agência é comandada por Karla Lavratti e Jacírio Maia Roque. O mandato deles se encerrou no último dia 28.

No entanto, o chefe do Executivo Municipal o prorrogou até abril para aguardar a apreciação da mensagem por parte da Casa de Leis.

Além de indicar os nomes das pessoas que irão ocupar o lugar deles à frente da Amaes, Mendes ainda deve apresentar um terceiro nome.

Isto porque, no final do ano passado, optou por criar mais um cargo de diretoria na Agência. A indicação do socialista tem que passar pelo crivo da Câmara de Vereadores

Além de aprovar os nomes apresentados pelo prefeito, os parlamentares ainda precisam promover a sabatina dos indicados para demonstrar que eles estão aptos, tecnicamente, a ocupar o cargo para qual foi indicado.
A preocupação de Mendes, entretanto, diz respeito ao prazo para universalização da água. Desta forma, a fim de verificar o andamento dos serviços executados por parte da concessionária de saneamento, o socialista solicitou que a Amaes elaborasse um relatório detalhado sobre a fiscalização dos trabalhos realizados CAB Ambiental até o momento.
Em abril deste ano, a concessionária completa três anos de atuação na cidade.

Conforme o contrato, a meta para esse período é de universalizar o fornecimento de água tratada.

 

Fonte: FolhaMax

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »