Skip to content
terça-feira, agosto 16, 2022
Últimas Notícias:
  • Metodologias para tratamento de efluentes têxteis: uma revisão
  • Rios da Europa secam e cientistas falam em pior seca dos últimos 500 anos
  • Geração de resíduos no mundo deve chegar a 3,4 bilhões de toneladas por ano até 2050
  • PPPs de saneamento devem bater recorde em 2022, dois anos após novo marco legal
  • Livro Marco Regulatório Do Saneamento Básico
Portal Saneamento Básico

Portal Saneamento Básico

O maior portal de Saneamento Básico da internet!

  • Notícias
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Opinião
    • Outros
  • Acervo Técnico
    • Abastecimento de Água
    • Drenagem
    • Esgoto
    • Resíduos Sólidos
    • Outros
  • Guia de Compras
  • Licitações
  • Vagas
  • Eventos e Cursos
  • Vídeos
  • Mídia Kit
  • Contato

Prefeitura denunciará contrato com a Corsan e admite renovar concessão. Mas sob novas condições

  • PPP & Concessões
  • agosto 6, 2015

Como é de lei, a Prefeitura Municipal terá que exercer, até um ano antes do final do contrato, o dever de comunicar ao concessionário de serviço de água e esgoto, ao mesmo tempo em que dirá em que condições poderá ou não haver renovação. É o que acontecerá até 12 de setembro.

E daí? Daí que o Palacete da SUCV já sabe o que dizer. Isto é, manifestará a intenção de renovar o contrato, por mais 20 anos, com a Companhia Rio-Grandense de Saneamento (Corsan). No entanto, vai impor condições para isso, como você pode conferir no material disponível na versão online do jornal A Razão e também na edição impressa desta quarta-feira. A reportagem é de Fabrício Minussi, com foto de Arquivo. Acompanhe:

“Prefeitura de Santa Maria já sabe o que vai fazer com a Corsan…

…Já está na mesa do Prefeito Cezar Schirmer (PMDB) o documento que irá estabelecer a nova relação do Município de Santa Maria com a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) a partir do segundo semestre de 2016. A Prefeitura tem até o dia 12 de setembro deste ano (12 meses antes do término da atual concessão) para informar à Corsan se irá renovar (em que termos) ou não a permissão para exploração dos serviços de água e saneamento na maior cidade da região Centro do Rio Grande do Sul (RS) por mais 20 anos. O assunto é tratado a “sete chaves” pelo Executivo.

No entanto, A Razão apurou que o expediente que será apresentado à direção da companhia está pronto e já passou pelo crivo da Procuradoria Geral do Município (PGM). Uma situação é dada como certa: a concessão poderá ser renovada, mas sem alguns serviços, hoje, executados pela companhia que registra em Santa Maria o segundo maior faturamento e o maior lucro líquido em comparação com as demais cidades em que atua no RS: R$ 50 milhões por ano.

Através de sua assessoria Schirmer disse que não irá comentar, ainda, sobre as decisões tomadas no âmbito da municipalidade. Irá, primeiro, comunicar a Corsan sobre as intenções da Prefeitura, no tempo hábil. Somente, após, irá detalhar de forma pública os termos da nova relação, desgastada ao longo dos últimos.

Em 24 de novembro de 2014, em entrevista para A Razão, Schirmer deixou clara a sua insatisfação quanto ao retorno da companhia em serviços na cidade. “Na verdade, Santa Maria sustenta a Corsan e não tem recebido a reciprocidade. Em outras cidades, onde o serviço é municipal, a tarifa é mais barata e os avanços conhecidos. O saneamento é melhor que aqui”, sugeriu o prefeito, à época.

A insatisfação de Schirmer quanto aos serviços da Corsan em Santa foi manifestada de forma pública em 30 de novembro de 2010m quando chegou a sugerir a municipalização dos serviços de água e saneamento em Santa Maria. À época, a Prefeitura elencou e notificou a companhia pelo não cumprimento de pelo menos doze cláusulas do contrato de concessão vigente.

Companhia aguarda para negociar novo contrato

O superintendente Regional da Corsan, José Epstein, disse que a companhia aguarda a manifestação do prefeito quanto á denúncia do contrato e que está pronta para negociar os termos para uma nova concessão. “Temos a intenção de apresentar a melhor proposta para o Município, alinhada com o Plano Municipal de Saneamento Ambiental. Queremos estabelecer uma relação de sinergia, investimentos e cumprimento de metas”, disse Epstein.

Ao ser informado de que a Prefeitura já está com a denúncia do contrato no papel o superintendente disse que esse é um rito normal, que faz parte do protocolo previsto ao término de cada concessão. “Sabemos que seremos notificados e estamos aguardando para negociar”, reforçou. Epstein não comentou possíveis alterações que possam ser sugeridas pela Prefeitura na proposta da nova concessão…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

PARA LER OUTRAS REPORTAGENS DE ‘A RAZÃO’, CLIQUE AQUI. 

Leia a matéria completa em: http://www.claudemirpereira.com.br/2015/08/cidade-prefeitura-denunciara-contrato-com-a-corsan-e-admite-renovar-concessao-mas-sob-novas-condicoes/#ixzz3huSUhP1l

AnteriorAnteriorMendes aguarda resultado de venda da CAB para decidir sobre concessão de água em Cuiabá
PróximoSabesp defende revisão do modelo tarifário do setorPróximo

Deixe um comentário Cancelar resposta

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

Ultrafiltração

Capacitação e Treinamento

Capacitação e Treinamento

Acervo Técnico

Metodologias para tratamento de efluentes têxteis: uma revisão

1 min de leitura

Este trabalho compilou diversos estudos científicos, nacionais e internacionais, relacionados ao tema de tratamento de efluentes têxteis, trazendo uma visão ampla sobre como o assunto vem sendo abordado em todo o mundo.

Além dos testes de dessorção na exploração de gás associado ao carvão (CBM)

1 min de leitura

O objetivo desta pesquisa é analisar informações recentes sobre o uso de isotermas de adsorção, ensaios em isótopos de C 13e deutério, cromatografia gasosa e modelagem de permeabilidade.

Vídeos

bf-dias

B&F Dias presente no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética

0 min de leitura

Os executivos da empresa, Felipe Medeiros e Pedro Amaral, estiveram presentes no Fórum de Saneamento e Recuperação Energética que aconteceu em abril de 2022 na cidade de São Paulo.

Desidratação de Lodo Pieralisi

Conheça as soluções para secagem e desidratação de lodo de ETA, ETE e ETDI da empresa Pieralisi

1 min de leitura
tequaly

Você já conhece a estrutura da Tequaly?

0 min de leitura
bf-dias

B&F Dias diversifica sua linha de produtos e também é solução para tratamento de água

0 min de leitura

Eventos e Cursos

Lodos Ativados, MBR e MBBR: Fundamentos dos Processos e Aspectos Operacionais

Datas: 10, 17 e 24 de agosto

Curso online para profissionais e estudantes que atuam com projetos, obras e operação de sistemas de tratamento de efluentes domésticos e industriais.

Mais informações »

8° Encontro Nacional das Águas

Congresso bienal dedicado ao debate dos principais temas que afetam o saneamento básico e a iniciativa privada.

Mais informações »

Encontro Técnico AESabesp / Fenasan 2022

Promovido há 33 anos consecutivos pela AESabesp – Associação dos Engenheiros da Sabesp, o Encontro Técnico da AESabesp – Congresso Nacional de Saneamento e Meio Ambiente é considerado o maior evento do setor na América Latina.

Mais informações »

Parceiros

DENORA
Penetron
clean environment brasil
logo-bioproj
Superbac
bf-dias
aquamec
logo-netzsch
paques-logo-home.jpg
Conaut
suez

Sobre Nós

Como mostrar o que acontece e o que acontecerá para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente com águas de abastecimento público, esgotos domésticos, resíduos sólidos urbanos, micro e macro drenagem? Quais serão as próximas leis, investimentos e ações que vão impactar sua cidade ou seu negócio?

Continuar lendo…

Anuncie Conosco

Clique Aqui!

Endereço

Alameda dos Jurupis, 1005 – Salas 111 e 112, São Paulo/SP – CEP: 04088-003

Telefone

(11) 3473-1207

Newsletter

 ©2022 Portal Saneamento Básico. Todos os Direitos Reservados.