saneamento basico

Prolagos ampliará em 25% o abastecimento de água na Região dos Lagos

A partir do dia 20 de dezembro, os moradores das cidades da Região dos Lagos atendidas pela Prolagos vão contar com um reforço no abastecimento. A companhia vai aumentar em 25% a oferta de água para os municípios da área de concessão (Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia) com a conclusão da última etapa da obra de ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Juturnaíba, localizada em São Vicente de Paulo, em Araruama, e do sistema de abastecimento. A Intervenção será realizada no dia 10 de dezembro, na ETA Juturnaíba, e aumentará o fornecimento de água de 1.200 para 1.500 litros de água por segundo, quantidade suficiente para abastecer a cidade de São Pedro da Aldeia na alta temporada.

Com investimento de cerca de R$ 7 milhões financiados pelo BNDES, a obra, que consiste na implantação de equipamentos e aperfeiçoamento no sistema de abastecimento de água, faz parte de uma série de melhorias que a concessionária vai realizar até o final do ano de 2016 para elevar, ainda mais, o abastecimento, prevendo o crescimento populacional para os próximos anos, incluindo a demanda da alta temporada de verão.

A concessionária fará, na próxima terça-feira (10/12), uma adequação no sistema de abastecimento, na parte localizada entre o Reservatório Morro da Crista e a Estação de Tratamento de Água (ETA) Juturnaíba, para possibilitar um maior transporte de água para as cidades da Região dos Lagos. Até o término das obras, a companhia fará substituições de alguns equipamentos como os dispositivos controladores de pressão no sistema de abastecimento de água, os 12 filtros de areia para melhorar o escoamento da água pela tubulação e a troca do material filtrante (areia e antracito – tipo de carvão mineral utilizado no tratamento da água). A concessionária trabalha ainda na implantação do sistema que vai acelerar o processo (sedimentação) que separa a água do lodo.

Entre outras melhorias que serão realizadas até o término da execução dos trabalhos, estão o aumento da potência dos Boosters (sistema de bombeamento de água) para elevar a capacidade de transporte de água da ETA Juturnaíba até os municípios atendidos pela Prolagos, além da implantação de novas unidades de bombeamento que aumentarão a oferta de água em Arraial do Cabo, Búzios e Cabo Frio (bairro Jardim Esperança e localidades adjacentes).

Fonte: AEGEA

Veja mais: http://www.aegea.com.br/2013/12/17/prolagos-ampliara-em-25-o-abastecimento-de-agua-na-regiao-dos-lagos/

Últimas Notícias:
Como estruturas de drenagem evitam enchentes nos centros urbanos

Como estruturas de drenagem evitam enchentes nos centros urbanos?

Os projetos de Engenharia desempenham um papel essencial na preparação das grandes cidades para períodos de chuvas intensas. Na Grande São Paulo, obras de drenagem e intervenções em infraestrutura urbana contribuem para reduzir os impactos causados pelos temporais e ampliar a proteção de comércios, moradias e vias públicas.

Leia mais »