RJ: Câmara debate futuro do SAAE

Dezenas de trabalhadores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Angra dos Reis participaram na noite desta segunda-feira, 11, de uma Audiência Pública, promovida pela Câmara Municipal de Angra dos Reis no Plenário Presidente Benedito Adelino, para discutir os rumos da autarquia.

– Apesar de concursados, nós não temos garantia do nosso serviço. Nós estamos aqui pedindo apenas a manutenção dos nossos direitos. Se o SAAE for privatizado hoje, nós vamos perder nossa estabilidade e muitas famílias de nossa cidade serão prejudicadas -, desabafou o auxiliar de saneamento do SAAE, Max Santos.

O presidente do SAAE, Elzadio Ferraz, tranquilizou os funcionários e descartou a possibilidade de privatização da autarquia nos próximos anos.

– Assumi o SAAE há pouco mais de uma semana. Temos um grande volume de obras a realizar. Não há nenhum espaço agora para uma Parceria Público Privada (PPP). Os servidores do SAAE podem ficar tranquilos e arregaçar as mangas, porque nós temos muito trabalho pela frente -, disse Ferraz.

Diante das exposições dos trabalhadores e dos parlamentares, a vereadora Lia (PT) apresentou uma minuta de emenda à Lei Orgânica, que será estudada e, posteriormente, apresentada para apreciação no Legislativo, solicitando que, por ocasião da extinção de qualquer autarquia, os servidores efetivos sejam transferidos para a administração direta.

– O governo da prefeita Conceição não tem nenhuma intenção de acabar com o SAAE. Como líder do governo, apresentei uma minuta de emenda à LO para proteger os funcionários que cuidam da nossa água e esgoto, pois eles são o maior patrimônio do SAAE -, disse a parlamentar.

O propositor da audiência, Dr. José Antônio, avaliou que a audiência cumpriu seu objetivo.

– Tivemos um encontro muito bom, que tirou da cabeça do servidor do SAAE que vai haver privatização, PPP ou demissões. O trabalhador foi para casa tranquilo, pois arrancamos do atual presidente da autarquia e de representantes do governo que o compromisso de que o SAAE receberá investimentos para se tornar uma empresa rentável -, avaliou o parlamentar.

Fonte: http://angranews.com.br/2014/08/13/politica/camara-debate-rumos-saae/

Últimas Notícias: