saneamento basico

RN: Prefeitos e vereadores entram na luta pela água!

A luta pela melhoria do abastecimento de água nos municípios de Porto do Mangue e Serra do Mel e Carnaubais tem mobilizado os gestores municipais e vereadores, uma luta que vem sendo travada pelos prefeitos Francisco Gomes Batista, “Titico” (PMDB), e Fábio Bezerra de Oliveira, “Fabinho” (PMDB) e Junior Benevides (PSB) de Carnaubais, respectivamente.

Os gestores, junto aos vereadores dos municípios envolvidos adotaram atuar em conjunto em defesa do pleito que é uma reivindicação respaldada pela população das cidades.

Na última quarta-feira (22/10), na sede do INCRA em Natal-RN, os prefeitos Fco. Gomes Batista (Titico-PMDB), Fabinho (PMDB) e Junior Benevides (PSB), junto com vereadores, secretários e assessores e representantes da CAERN reuniram-se em audiência com o superintendente da repartição, Vinicius Araújo, para resolverem o problema da água nos municípios.

Vereador Carlinhos do Rosado (PMDB) fez a defesa da 'água para todos'...

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na reunião, os governantes trataram da liberação do poço Ban-1, ou “Bandeirantes”, localizado no município de Porto do Mangue e gerido por Carnaubais. Durante a audiência, os prefeitos “Titico, Fabinho e  Junior Benevides” fizeram uma exposição da atual situação da demanda nos mmunicípios..Titico:Temos um poço e temos a solução para o maior problema do meu município [Porto do Mangue], a sugestão que dou é que seja dada a concessão do poço a CAERN para fazer o gerenciamento dessa água e também dar a estrutura necessária para que a água atenda por completo a nossa comunidade rural. frisou.

Foi colocado ainda que o poço tem capacidade para abastecer por um longo período as cidades de Porto do Mangue, Serra do Mel e também Carnaubais, já que atualmente apenas algumas áreas de assentamento desta última utilizam a água do Ban-1.

Os vereadores Juscelino Gregório (PSB), que também é presidente do P.A. Rio Doce, falou da importância de ser dada a concessão a CAERN para fazer a gestão do poço, era a única forma da pulação rural de Porto do Mangue ser atendida e sanar o grave problema do abastecimento nas comunidades rurais; defendeu que a comunidade do Logradouro também fosse contemplada já na primeira fase, além da comunidade onde reside, Rio Doce.

Já o vereador Carlinhos do Rosado (PMDB), lider do Governismo, na audiência reafirmou o compromisso da gestão ‘Avançando pra Valer’ e dos vereadores que ali estavam  na defesa dos interesses maiores dos portomanguenses.

Ao final, as instituições envolvidas no processo chegaram ao concesso, nos próximos dias será marcado uma nova audiência para as finalizações dos tramites legais. Como resultado concreto da reunião realizada na sede do Incra em Natal, ficou acertado que será firmada uma concessão com Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).

Últimas Notícias:
Chamada pública da Gasmig amplia perspectivas para produção de biometano em Minas Gerais

Chamada pública da Gasmig amplia perspectivas para produção de biometano em Minas Gerais

02 de junho de 2026 – A Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) lançou uma chamada pública para identificar projetos interessados no fornecimento de biometano ao estado, movimento que pode impulsionar novos investimentos e ampliar a participação de Minas Gerais em um dos segmentos mais promissores da transição energética brasileira e no aproveitamento econômico de resíduos para produção de combustível renovável.

Leia mais »

O saneamento e a hipocrisia ambiental

Enquanto redijo este texto, Minas Gerais conduz a etapa decisiva da desestatização da Copasa, operação que pode movimentar de R$ 8 a R$ 10 bilhões. O modelo segue o trilho aberto pelo Rio Grande do Sul com a Corsan e por São Paulo com a Sabesp: oferta a um investidor de referência, modernização de contratos com municípios titulares e ancoragem nas metas do Novo Marco do Saneamento.

Leia mais »