saneamento basico

RS: Corsan aguarda para assumir o abastecimento de água no Baneário Caverá

O Ministério Público de Alegrete, por intermédio da Promotoria de Justiça Especializada, entrou com mandado de segurança em maio deste ano, no sentido de determinar ao Município a adoção das medidas necessárias no desiderato de efetivamente outorgar à empresa legitimamente contratada (CORSAN) a prestação do serviço de abastecimento de água dos Bairros Santos Dumont e Balneário Caverá, tendo a ordem sido concedida em 10/07/2014, decisão da lavra do Dr. Diego Diel Barth da 2ª Vara Cível do foro local.

O serviço é realizado por uma empresa privada que explora o serviço há anos, sem obediência aos ditames da Lei 8997/95, ou seja, sem que houvesse instrumento legal ou licitatório de outorga do serviço a mesma. De acordo com Ministério Público, este serviço é de responsabilidade do município, que deve utilizar-se de instrumentos legais para a eventual outorga/concessão.

Segundo o promotor João Claudio Sidou, apesar de a municipalidade ter editado o Decreto nº 282, que outorga o serviço nos bairros à Corsan, a decisão nos autos do Mandado de Segurança ainda não foi cumprida, em razão de alegadas dificuldades técnicas.

Ele salienta que enquanto a situação se arrasta, o MP está adotando medidas que assegurem os direitos dos consumidores dos Bairros, visando a adequada prestação do serviço e a modicidade de tarifas, além de dano aos consumidores, em razão das eventuais diferenças de tarifas praticadas durante os anos, tudo objeto do Inquérito Civil nº 00711.00059/2014, em tramitação na PJE de Alegrete.

O engenheiro civil da CORSAN, Nilton Trevisan, informa que de parte da Companhia não existe nenhum problema técnico para que se iniciem as obras e se assuma o abastecimento de água,pela CORSAN, no Balneário Caverá e Bairro Santos Dumont.

A informação que a Companhia tem é de que existe um problema judicial entre a Prefeitura e a empresa que atualmente explora o serviço de abastecimento de água nas duas localidades.

Últimas Notícias:
Impacto Saneamento Saúde População

Ecosan | O impacto do saneamento na saúde da população

A relação entre saneamento e saúde é muito simples: sem água tratada e esgoto adequado, o risco de doenças como diarreia, leptospirose, hepatite A e infecções parasitárias aumenta consideravelmente. Crianças e idosos são os mais afetados, pois têm o sistema imunológico mais sensível.

Leia mais »
Gestão Resíduos Negócio

Gestão de resíduos é bom negócio

A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS, Lei 12.305/2010) define diretrizes claras para a destinação correta dos resíduos, mas, passados mais de 13 anos, grande parte dos municípios ainda falha na implementação.

Leia mais »