saneamento basico

Sabesp firma acordo para incorporar insalubridade em horas extras

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) será obrigada a incorporar o adicional de insalubridade à base de cálculo das horas extras feitas pelos funcionários. A obrigação é o resultado de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) que a Sabesp firmou perante o Ministério Público do Trabalho, após denúncia enviada pela Vara do Trabalho de Itapeva (SP).

Ao todo, aproximadamente 1 mil trabalhadores em todo o estado serão beneficiados e terão aumento médio de 8% sobre os salários. O acordo, de abrangência estadual, tem validade a partir da folha de pagamento de outubro deste ano.

O inquérito foi instaurado com base em uma condenação da Sabesp de Itapetininga (SP) em processo trabalhista movido por um ex-funcionário da empresa. O descumprimento do termo pode resultar em multa no valor de R$ 2 mil por constatação e por trabalhador.

Fonte: PORTAL G1

Últimas Notícias:
Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

O setor de utilities entrou definitivamente em um novo ciclo regulatório. A partir da Lei nº 14.026/2020 (Novo Marco Legal do Saneamento), metas de universalização, eficiência operacional e redução de perdas deixaram de ser diretrizes aspiracionais e passaram a ser obrigações mensuráveis, com impacto direto na governança, na arrecadação e na sustentabilidade financeira das operações.

Leia mais »