saneamento basico

SABESP pode ser multada se não liberar mais água

O diretor-geral da Aneel (Agência Nacional do Setor Elétrico), Romeu Rufino, disse que, se a Cesp não cumprir a determinação do ONS de elevar a vazão da usina Jaguari, será aberta uma investigação que pode resultar em advertência, multa de 2% do faturamento da empresa ou até cassação da concessão.
Segundo Rufino, a decisão da Cesp de não aumentar a produção de energia vai prejudicar o sistema de energia elétrica do país como um todo. Mas ele frisou que a decisão técnica de mexer nas vazões das usinas cabe ao ONS –e que a agência apenas referenda essa determinação.
A Cesp e o Departamento de Água e Esgoto de São Paulo, ligado ao governo de São Paulo, não responderam aos contatos da reportagem.
O diretor da ANA (Agência Nacional de Águas), Vicente Andreu, disse que a agência encaminhou um novo ofício ao ONS nesta sexta (8) pedindo que a vazão menor na usina de Jaguari seja compensada pelos reservatórios no rio Paraíba do Sul, “de forma a não causar nenhum impacto aos diversos abastecimentos municipais ao longo do Paraíba do Sul e rio Gandu”.
Segundo a Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio), mesmo com os baixos níveis dos reservatórios, não há risco de desabastecimento nas cidades que recebem água captada no rio Paraíba do Sul, incluindo a região metropolitana do Rio.
André Luis de Paula Marques, diretor-executivo da Agevap, agência que regula a distribuição de água na bacia do Paraíba do Sul, disse que a situação atual da bacia é a pior dos 86 anos de medição dos volumes de água.
Segundo ele, um grupo técnico formado por representantes da ANA, ONS, órgãos ambientais e empresas hidrelétricas se reúne mensalmente para definir como as usinas serão operadas.
Marques afirma que são calculadas vazões específicas para cada hidrelétrica do rio. Esses cálculos são levados à ANA, que referenda ou não as quantidades e dá ordem para o ONS cumprir.
Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »