saneamento basico

SABESP: Redução de perdas poderia abastecer cidade como curtitiba

A presidente da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), Dilma Pena, ressalta em artigo publicado neste domingo, na Folha de S. Paulo, as ações da empresa contra o desperdício de água na rede de distribuição e diz que “o volume de água que deixou de vazar pelos canos é suficiente para abastecer permanentemente Curitiba, com 2 milhões de habitantes”.

A executiva apresenta os valores dos investimentos feitos pela companhia nessa área. “Desde 1995, a Sabesp investiu R$ 9,3 bilhões em infraestrutura de abastecimento na RMSP, ampliando a capacidade de produção de 57,6 para 73,2 mil litros por segundo — aumento que, sozinho, abasteceria Salvador e Fortaleza”, diz Dilma Pena, em texto escrito com o ex-diretor da Sabesp João Paulo Tavares Papa.

Segundo ela, “o balanço dessas ações é muito positivo: nos últimos nove anos, o índice de perdas totais de distribuição caiu 9,8%”. “Tanto empenho” da companhia, atualmente criticada por sua gestão da crise hídrica em São Paulo, onde o principal reservatório, o Sistema Cantareira, registra os níveis mais baixos da história, “tornou a Sabesp referência para países e Estados brasileiros, que nos procuram em busca de conhecimento e tecnologia adquiridos”

Fonte e Agradecimentos:
Veja Mais: http://www.brasil247.com/pt/247/sp247/141975/Sabesp-redu%C3%A7%C3%A3o-de-perdas-poderia-abastecer-cidade-como-Curitiba.htm

Últimas Notícias:
Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

Regulamentação e conformidade no setor de utilities: principais pontos de ação para gestores públicos | EOS Systems

O setor de utilities entrou definitivamente em um novo ciclo regulatório. A partir da Lei nº 14.026/2020 (Novo Marco Legal do Saneamento), metas de universalização, eficiência operacional e redução de perdas deixaram de ser diretrizes aspiracionais e passaram a ser obrigações mensuráveis, com impacto direto na governança, na arrecadação e na sustentabilidade financeira das operações.

Leia mais »