saneamento basico

Samar: uma solução que exige urgência

A Samar (Soluções Ambientais de Araçatuba) iniciou nessa segunda-feira (17) a substituição de três quilômetros de tubulação que liga o reservatório da ETA (Estação de Tratamento de Água) do Tietê a bairros mais afetados pela falta d’água, como o Verde Parque, Chácaras Bandeirante e TV. A estimativa da empresa é resolver, em dois meses, o problema de desabastecimento nesses locais.

No período, a água será distribuída durante o dia por caminhões-pipa. Em entrevista à Folha da Região, o presidente da Samar, Renato de Faria, afirmou que a baixa pressão, provável causa da falta d’água, é problema histórico nas proximidades do Verde Parque e que o aumento do consumo agravou o problema. “Água, nós temos. O problema é que ela não chega lá”, declarou.

Revoltados porque a água não chega aos bairros, moradores interditaram na semana passada trecho da rodovia Elyeser Montenegro Magalhães (SP-463) com pneus, causando congestionamento de caminhões. O protesto se transformou em confusão com pneus incendiados e intervenção da Polícia Militar, que dispersou a multidão com bombas de efeito moral.

O agravamento da situação levou a vereadora Edna Flor (PPS) a acionar o Daea (Departamento de Água e Esgoto de Araçatuba). O órgão, que foi responsável pelos serviços de água e esgoto na cidade por décadas, hoje é agência reguladora do setor. Em nota, o comissário geral da agência, José Luiz Fares, informou que membros do Daea se reuniram com funcionários da Prefeitura e da concessionária para cobrar providências. A agência afirma que está agendado um estudo para verificar se houve falha operacional da empresa ou de terceiros.

A vereadora também encaminhou o caso ao Ministério Público. “Acionei o MP, pois o contrato de concessão que o município tem com a Samar prevê o fornecimento de água com regularidade, continuidade, eficiência e universalidade. Isso não está acontecendo naquela região”, afirma Edna.

De acordo com as partes envolvidas, as medidas estão encaminhadas para resolver o problema. Espera-se o quanto antes a solução para o desabastecimento, pois não são poucos os transtornos aos moradores. Em muitas obras de infraestrutura, é possível tocar o serviço dia e noite, com trabalho em turno.

Cabe à Samar avaliar o que é necessário fazer para atender à população satisfatoriamente. Como declara o zelador Mauro Aparecido Panini, 43 anos, do Verde Parque: “Ainda teremos que tomar banho de caneca durante dois meses? Isso é humilhante”. Difícil não concordar.

Fonte: Folha da Região
Veja mais: http://www.folhadaregiao.com.br/Materia.php?id=324978

Em resposta a notícia publicada no Jornal Folha da Região (Araçatuba) a SAMAR nos solicitou espaço para responder a esta matéria, o que foi imediatamente aceito, uma vez que é este o objetivo do Portal SANEAMENTO BÁSICO, o SITE !  ( Lembrando que o Portal é visitado diariamente por mais de 60 mil executivos cadastrados no Brasil e Exterior e auditado por uma empresa externa)

Resposta da SAMAR – 21/02/2014:

Sobre a reportagem divulgada no site Saneamento Básico, quinta-feira, 20, a SAMAR informa que a situação nos bairros Verde Parque, Chácaras TV e Bandeirantes, está normalizada desde 19 de fevereiro, dia anterior à veiculação da matéria.

Os trabalhos começaram na segunda-feira, 17, com obras de troca de tubulação que vão resolver, em definitivo, as eventuais interrupções de fornecimento na região. A empresa irá dobrar o diâmetro de três quilômetros de adutora, aumentando de 150 para 300 e 400 milímetros. A estimativa de conclusão das obras é de dois meses.

As intervenções, que já estavam previstas no cronograma da SAMAR, aumentarão a pressão da água evitando interferências no abastecimento provocadas por baixa pressão na tubulação. Essas obras integram um projeto maior de troca de 130 quilômetros de adutoras, em todo o município, ao longo dos próximos cinco anos.

Trabalhamos focados em um objetivo: a satisfação dos nossos consumidores. Para melhor atendê-lo, disponibilizamos diversos canais de atendimento, como: Chat Online, Ouvidoria SAMAR, atendimento ao cliente físico ou pelo 0 800 770 22 95, serviço disponível 24h. Entre em nosso site www.samar.eco.br .

A SAMAR continua à disposição dos moradores para qualquer esclarecimento.

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »