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Samar: uma solução que exige urgência

A Samar (Soluções Ambientais de Araçatuba) iniciou nessa segunda-feira (17) a substituição de três quilômetros de tubulação que liga o reservatório da ETA (Estação de Tratamento de Água) do Tietê a bairros mais afetados pela falta d’água, como o Verde Parque, Chácaras Bandeirante e TV. A estimativa da empresa é resolver, em dois meses, o problema de desabastecimento nesses locais.

No período, a água será distribuída durante o dia por caminhões-pipa. Em entrevista à Folha da Região, o presidente da Samar, Renato de Faria, afirmou que a baixa pressão, provável causa da falta d’água, é problema histórico nas proximidades do Verde Parque e que o aumento do consumo agravou o problema. “Água, nós temos. O problema é que ela não chega lá”, declarou.

Revoltados porque a água não chega aos bairros, moradores interditaram na semana passada trecho da rodovia Elyeser Montenegro Magalhães (SP-463) com pneus, causando congestionamento de caminhões. O protesto se transformou em confusão com pneus incendiados e intervenção da Polícia Militar, que dispersou a multidão com bombas de efeito moral.

O agravamento da situação levou a vereadora Edna Flor (PPS) a acionar o Daea (Departamento de Água e Esgoto de Araçatuba). O órgão, que foi responsável pelos serviços de água e esgoto na cidade por décadas, hoje é agência reguladora do setor. Em nota, o comissário geral da agência, José Luiz Fares, informou que membros do Daea se reuniram com funcionários da Prefeitura e da concessionária para cobrar providências. A agência afirma que está agendado um estudo para verificar se houve falha operacional da empresa ou de terceiros.

A vereadora também encaminhou o caso ao Ministério Público. “Acionei o MP, pois o contrato de concessão que o município tem com a Samar prevê o fornecimento de água com regularidade, continuidade, eficiência e universalidade. Isso não está acontecendo naquela região”, afirma Edna.

De acordo com as partes envolvidas, as medidas estão encaminhadas para resolver o problema. Espera-se o quanto antes a solução para o desabastecimento, pois não são poucos os transtornos aos moradores. Em muitas obras de infraestrutura, é possível tocar o serviço dia e noite, com trabalho em turno.

Cabe à Samar avaliar o que é necessário fazer para atender à população satisfatoriamente. Como declara o zelador Mauro Aparecido Panini, 43 anos, do Verde Parque: “Ainda teremos que tomar banho de caneca durante dois meses? Isso é humilhante”. Difícil não concordar.

Fonte: Folha da Região
Veja mais: http://www.folhadaregiao.com.br/Materia.php?id=324978

Em resposta a notícia publicada no Jornal Folha da Região (Araçatuba) a SAMAR nos solicitou espaço para responder a esta matéria, o que foi imediatamente aceito, uma vez que é este o objetivo do Portal SANEAMENTO BÁSICO, o SITE !  ( Lembrando que o Portal é visitado diariamente por mais de 60 mil executivos cadastrados no Brasil e Exterior e auditado por uma empresa externa)

Resposta da SAMAR – 21/02/2014:

Sobre a reportagem divulgada no site Saneamento Básico, quinta-feira, 20, a SAMAR informa que a situação nos bairros Verde Parque, Chácaras TV e Bandeirantes, está normalizada desde 19 de fevereiro, dia anterior à veiculação da matéria.

Os trabalhos começaram na segunda-feira, 17, com obras de troca de tubulação que vão resolver, em definitivo, as eventuais interrupções de fornecimento na região. A empresa irá dobrar o diâmetro de três quilômetros de adutora, aumentando de 150 para 300 e 400 milímetros. A estimativa de conclusão das obras é de dois meses.

As intervenções, que já estavam previstas no cronograma da SAMAR, aumentarão a pressão da água evitando interferências no abastecimento provocadas por baixa pressão na tubulação. Essas obras integram um projeto maior de troca de 130 quilômetros de adutoras, em todo o município, ao longo dos próximos cinco anos.

Trabalhamos focados em um objetivo: a satisfação dos nossos consumidores. Para melhor atendê-lo, disponibilizamos diversos canais de atendimento, como: Chat Online, Ouvidoria SAMAR, atendimento ao cliente físico ou pelo 0 800 770 22 95, serviço disponível 24h. Entre em nosso site www.samar.eco.br .

A SAMAR continua à disposição dos moradores para qualquer esclarecimento.

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