saneamento basico

Saneago tem índice de perda de água abaixo da média nacional

Segundo diagnóstico realizado pelo Ministério das Cidades, Goiânia é a cidade brasileira com o menor índice de perda de água na distribuição. Os dados são referentes ao ano de 2014. Mas de fato, o que significa a perda de água? É a diferença do volume de água tratada que tem na estação de tratamento até o hidrômetro do consumidor. Ou seja, em uma conta hipotética, é imaginar que sai um litro da estação e apenas 700 ml chegam até o consumidor.

Os motivos para esta perda durante o percurso da água podem ser vários, mas o principal é o vazamento. O superintendente de Comunicação da Saneago Luiz Novo explica que ao longo do dia a tubulação sofre oscilação de pressão e o próprio tráfego nas avenidas influencia. Com isso podem surgir rompimentos e, consequentemente, vazamentos.

Segundo Luiz, a Saneago que, entre as empresas prestadoras de serviços de abrangência regional, ficou em segundo lugar com 28,6%, faz um trabalho em várias frentes para minimizar a perda de água, daí, os resultados positivos. “Quanto menos vazamentos, maior a eficiência na distribuição”.

A Saneago só ficou atrás da Companhia de Saneamento Ambiente do Distrito Federal (Caesb). Só as duas registraram indicadores abaixo dos 30% em todo o Brasil. Luiz Novo diz que a intenção é levar este modelo de Goiânia para as outras cidades do estado para que reduzam as perdas. A Saneago atende 225 municípios de 246.

Ações
Equipes de operação da Saneago atuam em diversas frentes para minimizar essa perda de água, como, por exemplo, fazem estudos para identificar onde há a necessidade de instalar válvulas para minimizar a pressão na rede. “Sofre menos impacto e pode ter incidência menor de vazamentos”.

Outra ação é ficar de olho nos hidrômetros nas residências. “Tem que estar constantemente sendo substituídos porque tem uma vida útil. Quando está vencido vai marcar menos. O cidadão vai pagar menos, mas isso implica no sistema como um todo. Se está pagando menos, outros estão pagando por aquilo”. O mesmo acontece no caso de furtos e gatos.

Ajuda da população
A Saneago conta com a ajuda da população para identificar os vazamentos nas ruas. Para se ter uma ideia, em Goiânia, são seis mil quilômetros de rede espalhadas e não há tecnologia disponível para monitorar essa rede 24 horas por dia. “De vez em quando tem vazamentos que não são perceptíveis e vão aflorando lentamente até que brotam pelo asfalto”.

Luiz Novo pede que, assim que a população identificar um vazamento na rua acione a empresa rapidamente pelo telefone 0800 6450 115. “O vazamento não é um descaso da Saneago. Não temos como monitorar tudo. É importante sermos acionados para que possamos ter um tempo de reação o mais rápido possível para conter aquele vazamento. Esse vazamento é perda de água”, finaliza.

Fonte: Goiás Agora
Foto: Divulgação

Últimas Notícias: