saneamento basico

Sanepar construirá novo reservatório em Uvaranas

Obra deverá sanar os problemas de falta de água na região e deve ser entregue até 2017 Medida faz parte da revisão do Plano Municipal de Saneamento

Os frequentes problemas com as falhas no abastecimento de água em Ponta Grossa deverão ter fim com a construção de um novo reservatório na cidade. A obra está prevista na revisão do Plano Municipal de Saneamento da cidade feita pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Iplan) de Ponta Grossa. O documento será apresentado e debatido na próxima sexta-feira (15) durante uma audiência pública e a proposta inicial é que o novo reservatório esteja em funcionamento até o final de 2017.

Atualmente Ponta Grossa tem três reservatórios que juntos armazenam 26.700 metros cúbicos de água potável. A revisão do Iplan prevê a ampliação da unidade de tratamento instalada no Jardim Los Angeles e a construção de um novo reservatório. “Com essa ampliação, queremos aumentar em 10 mil m³ a capacidade de armazenamento de água no município. Isso resolveria os problemas de falta de água”, explicou Paulo Barros, diretor do Iplan.

Com o crescimento populacional, principalmente da região de Uvaranas, a falta de água se tornou frequente no bairro. Atualmente o município tem três reservatórios, um deles instalado no Jardim Carvalho (responsável por abastecer Uvaranas), outro no Centro e o outro na região do Los Angeles. “Essa é uma medida urgente para resolver a situação. O prazo proposto pelo Iplan é para que o novo reservatório esteja em funcionamento até o final do ano que vem”, comentou Paulo.

De acordo com o Gerente Regional da Sanepar (Companhia de Saneamento do Paraná), Antônio Carlos Gerardi, a construção de um novo reservatório e a ampliação de um já existente já são planejadas pela empresa e têm os recursos financeiros garantidos. “Temos um recurso total de R$ 20 milhões para obras em Ponta Grossa. Nesse montante está inserido um valor para a construção do novo reservatório e a ampliação de um já existente”, explicou Gerard.

O novo reservatório será construído na região de Uvaranas. Nos últimos anos, o bairro recebeu vários empreendimentos imobiliários e os moradores algumas vilas sofrem com o problema crônico da falta de água.

O Plano Municipal de Saneamento será discutido em audiência pública e depois encaminhado para a Câmara Municipal de Vereadores aonde passará por novo debate já nas primeiras sessões de 2016 e poderá sofrer alterações.

Iplan propõe aumentar captação

A revisão do Plano Municipal de Planejamento também prevê a ampliação dos pontos de captação de água na cidade. Para abastecer Ponta Grossa, atualmente a Sanepar capta água da Represa dos Alagados e do Pitangui – esses dois pontos de captação deverão ser suficientes até 2026. “Para as próximas décadas, prevemos a captação de água do Rio Tibagi em pontos da região rural da cidade”, comentou Paulo Barros. Além disso, o documento também prevê que até 2030 a Sanepar colete e trate o esgoto de 95% das residências da cidade. Hoje a Companhia trata o esgoto de 89% das moradias de PG.

Informações do Jornal da Manhã.

Foto: Arquivo JM

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »