saneamento basico

SG: Vereadores podem entrar na justiça contra NOVA CEDAE

Cansados de esperar em vão por esclarecimentos da Nova Cedae sobre o abastecimento de água e tratamento de esgoto em São Gonçalo, os vereadores que integram a CPI da Cedae se reúnem hoje, às 15 horas, na Câmara Municipal para decidir sobre medidas judiciais que obriguem a estatal a entregar as informações pedidas desde o início dos trabalhos da Comissão, em setembro passado. Os parlamentares vão começar ainda a elaborar relatório preliminar sobre a questão.
“A pedido da empresa, em novembro passado nós prorrogamos o nosso trabalho por mais 90 dias, que começou a contar em dezembro. Suspendemos a contagem durante o recesso e a retomamos em fevereiro. Porém, até agora, nenhum documento solicitado por nós foi enviado. Queremos obter um mandado de busca e apreensão para obter na estatal as informações que solicitamos antes. Faremos ainda um relatório preliminar e o remeteremos ao Ministério Público Estadual e à prefeitura para que tomem medidas cabíveis”, explicou o presidente da CPI, Marlos Costa (PT).
No relatório, de acordo com Costa, constam questionamentos sobre a obra de construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) de Alcântara, que sequer começou; a ETE de São Gonçalo, ao lado do Piscinão, que não funciona e problemas de abastecimento de água em diversos bairros do município. “Eles prometeram fazer uma rede de abastecimento e não a fizeram”, reclamou o parlamentar.
A CPI espera também ouvir o presidente da Nova Cedae, Wagner Victer. No final do ano passado, Victer conseguiu uma liminar que o desobrigava de ir à Comissão prestar esclarecimentos. Os parlamentares recorreram e aguardam o julgamento do mérito pelo Tribunal de Justiça do Rio. Os integrantes da Comissão são Marco Rodrigues (PSD) – relator – e os demais membros efetivos Alexandre Gomes (PRTB), Jorge Mariola (PDT), Diego São Paio (PRP) e Geiso do Castelo (SDD).
Está para ser votado na Câmara projeto de lei de Mariola, apresentado em meados de 2012, que municipaliza o serviço de abastecimento de água.

Últimas Notícias:

CAGEPA abre consulta pública sobre PPP do saneamento

A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) abriu a Consulta Pública nº 01/2025, etapa decisiva para a consolidação da Parceria Público-Privada (PPP) voltada à universalização e modernização dos serviços de esgotamento sanitário em 85 municípios das Microrregiões de Água e Esgoto do Alto Piranhas e do Litoral.

Leia mais »
Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

Segue até fevereiro consulta pública da NR de diretrizes para reúso não potável de água de efluentes da prestação do serviço de esgotamento sanitário

O intuito dessa iniciativa da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) é receber contribuições da sociedade para o aprimoramento da proposta da norma de referência (NR) sobre diretrizes para o reúso não potável de água proveniente de efluentes da prestação de serviços públicos de esgotamento sanitário.

Leia mais »