saneamento basico

Sindicato denuncia suposto conluio para dar concessão

O secretário geral do Sindicato dos Urbanitários (Sintepi), Cláudio Fonteneles, denunciou nesta quinta-feira (22) a existência de um conluio com o objetivo de manipular a licitação por meio da qual será escolhida a empresa que ficará responsável pela gestão do sistema de água e esgoto em Teresina.

Segundo Fonteneles, já estaria tudo acertado para que os serviços sejam entregues à Odebrecht Ambiental, empresa do setor de água e esgoto pertencente ao grupo Odebrecht, que está sendo investigado pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal na Operação Lava Jato, por participação no esquema de corrupção que desviou bilhões da Petrobras.

Fonteneles afirma que o Governo não está preocupado com a qualidade dos serviços nem com a situação dos servidores da Agespisa após a subconcessão, mas sim em atender acordos que, segundo ele, foram firmados durante a campanha eleitoral de 2014. “O governador não está preocupado com o trabalhador. Não está preocupado com a população, que é quem precisa do serviço. Ele não tem nenhum tipo de preocupação nesse sentido. A preocupação dele é atender o conchavo político que ele fez com quem bancou a campanha eleitoral dele em 2014. A Odebrecht Ambiental está abocanhando todos os sistemas de água e esgoto em diversos Estados e municípios brasileiros, e nós temos a informação de que ela tem a mesma intenção aqui [no Piauí]”, denuncia Cláudio Fonteneles.

O secretário geral afirma que um forte indício de que existem acordos escusos por trás da subconcessão é o fato de o PT e o PSDB estarem unidos para conseguir a aprovação do projeto, embora as duas siglas historicamente assumam comportamentos antagônicos. ”Por uma imposição do governador, o Firmino jogou a responsabilidade para cima dos vereadores, e formou-se toda esta celeuma na Câmara. Mas o que é de causar estranheza é que os vereadores do PT estejam se manifestando a favor, inclusive defendendo com unhas e dentes o projeto. Isso é no mínimo inusitado. A Rosário Bezerra, o Paixão e o Dudu sobem ao palanque e defendem esse projeto como se realmente ele fosse a salvação para um serviço que já está mais do que desastroso no Piauí. O curioso é que eles [vereadores do PT] travaram essa luta conosco durante anos e anos, mas agora, porque estão no poder, estão do outro lado, acham que são os donos da razão, que podem fazer e desfazer do jeito que eles acham ser o correto”, afirma Fonteneles.

Para o secretário geral do Sintepi, em vez de promover uma parceria público-privada, o Estado deveria investir nos quadros técnicos da Agespisa, e melhorar a gestão da companhia. “A gente precisa conscientizar a população de que participando dessa discussão ela vai estar contribuindo para o próprio bem estar social. E o cenário já começou a reverter. Temos manifestações de vários segmentos da sociedade, inclusive de associações de moradores. Estão vendo que essa proposta do Governo é nociva, e não é a solução para os problemas de abastecimento e saneamento no Piauí. A solução é revitalizar a Agespisa e continuar utilizando o grande capital humano que a empresa possui, como seus técnicos e demais trabalhadores, dentre os quais alguns já estão naquela casa há mais de 50 anos”, conclui o sindicalista.

Outro lado 

O presidente do Instituto de Águas e Esgotos do Piauí, Herbert Buenos Aires, refutou a acusação feita pelo Sindicato dos Urbanitários. Segundo o gestor, a licitação para a parceria público-privada ocorrerá normalmente, e o desejo do Governo é justamente que várias empresas participem do processo. “Tudo será feito normalmente, dentro da legalidade. Inclusive, quanto mais concorrência houver melhor será para o Estado”, garante Buenos Aires.

Por: Cícero Portela- Jornal O Dia

http://www.portalodia.com/noticias/politica/sindicato-denuncia-suposto-conluio-para-dar-sistema-a-empresa-investigada-250963.html

Últimas Notícias:
Embrapa Saneamento Rural

Balanço Social da Embrapa destaca ações em saneamento básico rural

As ações desenvolvidas pela Embrapa Instrumentação (São Carlos – SP) e parceiros em saneamento básico rural estão entre os nove casos de sucesso do Balanço Social da Embrapa 2023, que será apresentado na quinta-feira (25), a partir das 10 horas, em Brasília, na solenidade em comemoração aos 51 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

Leia mais »